Skip to content Skip to footer

Philip Yancey lança livro com reflexões para contextos de crise pessoal e comunitária

Em Companhia na crise, Yancey revisita os escritos de John Donne, prestigiado nome da literatura universal, e compartilha aprendizados de quem enfrentou situação semelhante à recente emergência global da Covid-19

A pandemia da Covid-19 afetou o planeta com um quadro repentino de sofrimento e dor. Em questão de dias, um vírus se espalhou pelo globo, matando centenas de milhares de pessoas e deixando um sem-fim de sequelados. Houve quem perdesse estabilidade financeira, trabalho e moradia, e o precioso senso de liberdade. O mundo ficou de joelhos perante um inimigo desconhecido e avassalador.

Em meio a esse cenário, Philip Yancey, consagrado autor de clássicos como Alma sobrevivente, O eclipse da graça e Decepcionado com Deus, resgatou um de seus autores preferidos para refletir sobre como lidar com uma tragédia de proporções planetárias sem perder a sanidade e a fé. Assim, compôs o livro Companhia na crise: Um mês com John Donne e Philip Yancey, obra que chega às livrarias brasileiras pela Mundo Cristão.

Yancey e John Donne

John Donne (1573–1631) foi poeta e um dos maiores nomes da literatura universal. Homem acostumado à tristeza, deão da Catedral de São Paulo, a maior igreja de Londres, passou por três grandes ondas da Grande Peste, que causou a morte de milhares de pessoas, transformando a capital inglesa em uma grande cidade fantasma. Também acometido de grave enfermidade, Donne permaneceu à beira da morte por seis semanas, período em que escreveu seus textos mais belos e pungentes.

Em Companhia na crise, Philip Yancey revisita e parafraseia os escritos desse eloquente autor, numa jornada de 30 reflexões que nos ajudam a atravessar momentos de aguda aflição e sofrimento. Por meio de cada meditação, o leitor é convidado a ir a um nível mais profundo de intimidade com Deus, sem medo de expressar-lhe medos e dilemas, desilusões e infelicidades, num retrato vívido da alma humana.

A vida em tons reais

Companhia na crise traz consigo matéria-prima para o crescimento pessoal e o amadurecimento espiritual, já que toca em questões da experiência humana sem aplicar filtros. É um livro que se propõe a lidar com feridas que se apresentam no cotidiano, por isso foge de jargões motivacionais ou frases de efeito que não condizem com os fatos. Desse modo, mostra a relevância da fé bíblica em contextos traumatizantes e oferece princípios de sabedoria e discernimento espiritual para que possamos enfrentar a vida como ela é, sem perder a esperança.

Ao revisitar os textos de John Donne, agora parafraseados com a sensibilidade de Yancey, o leitor terá a oportunidade de aprender com um homem experimentado na dor, mas que não deixou de manter os olhos fixos em Deus, mesmo em meio às noites mais escuras. Atemporal, seus insights de fé aplicam-se não apenas a crises de enfermidades, mas a qualquer tipo de tribulação, grande ou pequena, que enfrentamos ao longo da jornada.

Ao registrar seus conflitos para a posteridade, [John Donne] tornou-se um guia que pode nos ajudar a enfrentar nossos medos e confusão em meio a uma crise, e encontrar saída.

Philip Yancey

Ótima opção para a edificação pessoal ou para presentear a alguém que precisa de ânimo, Companhia na crise aponta para a mais sublime verdade de que, com Jesus, podemos crer no amanhã.

A novidade já está à venda nas livrarias e nas principais lojas virtuais.

Para adquirir o seu exemplar de Companhia na crise, clique aqui.

Conheça também:

A pergunta que não quer calar, escrito por Philip Yancey

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!