Skip to content Skip to footer

“Silêncio” chega às telas de cinema e aborda temas como religião, resistência e apostasia

Longa-metragem é inspirado na obra do romancista cristão Shusaku Endo

Silêncio (Silence, em inglês), longa-metragem do aclamado diretor Martin Scorsese, chega às telonas de todo o Brasil e traz uma comovente história de intrepidez, resiliência e fé.

O filme, inspirado na obra homônima de Shusaku Endo, famoso romancista cristão japonês, relata o drama vivido por dois padres jesuítas portugueses, Sebastião Rodrigues e Francisco Garupe, que partem para o Japão com o objetivo de resgatar o mentor deles, o padre Ferreira, tido como o mais famoso missionário católico no país.

A decisão é tomada após chegarem rumores de que Ferreira havia apostatado da fé.

Toda a história é baseada em personagens e fatos reais ocorridos em 1635, época em que os cristãos japoneses eram brutalmente oprimidos.

Em terras orientais, os dois padres enfrentam a dura realidade da perseguição religiosa e das torturas impostas àqueles que decidiram não negar a crença em Jesus Cristo.

Diante das dificuldades inerentes à empreitada de vivenciar e testemunhar a fé em um ambiente hostil, a questão do “silêncio” é trabalhada com maestria em toda a narrativa, por um lado, o aparente silêncio de Deus diante do sofrimento dos mártires e, de outro, o silêncio corajoso dos cristãos torturados.

Na obra, padre Ferreira decide apostatar, como um ato externo, com o intuito de salvar a vida de cristãos perseguidos.

Um filme intrigante e que abre espaço para discussões como a questão da misericórdia para com aqueles que sucumbem diante da dor e do sofrimento.

Philip Yancey, admirador da obra de Shusaku Endo, dedica um capítulo inteiro para falar sobre o autor em seu livro Alma Sobrevivente, lançado no Brasil pela Mundo Cristão.

Após discorrer sobre algumas das vicissitudes vividas pelo cristão japonês, Yancey destaca a sensibilidade de Endo ao trabalhar em seus personagens os dilemas experimentados por muitos que manquejam na fé, mas que em seu interior nutrem uma pequena chama de esperança.

Para ele, em Silêncio, o romancista trouxe à tona a face misericordiosa de Deus, que perdoa traidores e estende a sua graça inclusive para os fracos e cambaleantes.

Com nomes como Andrew Garfield, Liam Neeson e Adam Driver estrelando o elenco, e com fotografia do reconhecido cinegrafista Rodrigo Prieto, Silêncio promete emocionar e despertar polêmica e debates acalorados.

Após apenas um dia da estreia do filme, já são inúmeras críticas disponíveis na imprensa nacional e que elucidam opiniões diversas.

A produção está disponível nas salas de cinema de todo o país.

Confira o trailer do filme e leia o trecho dedicado a Shusaku Endo, parte da obra Alma sobrevivente para ficar ainda mais antenado.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!