Skip to content Skip to footer

“Uma jornada de descoberta do outro”, o livro que você precisa para potencializar sua inteligência interpessoal

A partir do estudo do Eneagrama, livro ensina a identificar tipos de personalidade e a construir relacionamentos mais empáticos e saudáveis

Uma jornada de descoberta do outro, escrito por Suzanne Stabile, tem o objetivo de ajudar o leitor a entender a si mesmo e, ao mesmo tempo, ser capaz de construir relacionamentos mais saudáveis.

A obra é lançada após o êxito de Uma jornada de autodescoberta, best-seller internacional que Suzanne escreveu em parceria com Ian Morgan e que descortina a sabedoria e as aplicações do Eneagrama para o desenvolvimento pessoal.

E o que é Eneagrama?

O Eneagrama é um sistema de classificação de personalidade em nove tipos que nos ajuda a conhecer nossos principais traços comportamentais e a ter mais consciência acerca de nossas fortalezas e debilidades frente às circunstâncias. Tais tipos de personalidade são: 1) O Perfeccionista; 2) O Auxiliador; 3) O Realizador; 4) O Romântico; 5) O Investigador; 6) O Leal; 7) O Entusiasta; 8) O Contestador; e 9) O Pacificador.

Não se sabe quando ou onde essa ideia de mapa da personalidade humana ocorreu pela primeira vez. Alguns remontam sua origem a um monge cristão chamado Evágrio Pôntico, cujos ensinos formaram a base do que mais tarde ficou conhecido como os sete pecados capitais, e aos pais e mães do deserto do século 4 d.C. O que se sabe é que, pelo menos desde a década de 1970, grupos diversos como psicólogos, religiosos e empresários têm feito uso do sistema e obtido valorosos resultados.

O aspecto mais impressionante desse sistema é a sua espantosa precisão ao descrever a personalidade das pessoas. Quem se aventura pelo estudo do Eneagrama não apenas aprende mais sobre si mesmo, mas também começa a ver o mundo através dos olhos do outro e entende melhor por que as pessoas agem de determinado modo. Ele proporciona uma experiência única e transformadora.

Para saber mais sobre o Eneagrama, clique aqui.

Mais empatia e compreensão nos relacionamentos humanos

Conforme explica Suzanne, o Eneagrama nos mostra que há nove maneiras diferentes de vivenciar o mundo e nove modos diferentes de responder às seguintes perguntas básicas sobre a vida: “Quem sou eu?”, “Por que estou aqui?” e “Por que faço as coisas que faço?”. Nossa forma de cultivar e preservar relacionamentos varia de forma significativa de um número para o outro.

Assim, ao enxergarmos pela lente do Eneagrama, é possível entendermos melhor tanto nós mesmos quanto os outros, aumentar a aceitação e compaixão, e trilhar os caminhos que existem entre nós. Em suma, o Eneagrama é uma ferramenta milenar que nos ajuda a traduzir a forma de pensar e agir — a nossa e a de outras pessoas.

“Todos os relacionamentos — os que importam de verdade e até os menos relevantes — precisam de tradução. E, se nosso interesse em crescimento relacional e transformação é sincero, então o Eneagrama é uma das ferramentas de tradução mais úteis que se encontra disponível”, comenta.

“Se nosso interesse em crescimento relacional e transformação é sincero, então o Eneagrama é uma das ferramentas de tradução mais úteis que se encontra disponível.”

Suzanne Stabile

A título de curiosidade, é interessante saber que o Eneagrama não é utilizado somente por igrejas e instituições cristãs, mas também por grandes organizações, como a Motorola e a Cia, e é parte do currículo dos cursos de Administração das Universidades de Stanford e Georgetown.

Sabedoria para lidar com pessoas em casa e no trabalho

Todo e qualquer leitor pode ser beneficiado ao conhecer e aplicar os princípios de Uma jornada de descoberta do outro, isso porque seu modo de descrever as personalidades humanas é bem abrangente e acessível.

Além disso, a abordagem generosa e às vezes bem-humorada e sempre perspicaz de Suzanne ao revelar o que está por trás do comportamento dos diferentes tipos de personalidade confere à obra um caráter inestimável para promover relacionamentos mais amorosos, maduros e compassivos.

Leitura instrutiva, é ideal para toda pessoa que procura se conhecer melhor e se esforça para compreender a quem ama, a fim de viver a vida para a qual Deus a preparou. Além disso, a obra é altamente indicada para quem trabalha em atividades de gestão, aconselhamento, mentoria e liderança.

Uma jornada de descoberta do outro já está à venda nas livrarias.

Leia também:

Versão americana de Uma jornada de autodescoberta recebe prêmio da ECPA


Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!