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Como lidar com situações difíceis no ambiente de trabalho

Profissionais compartilham insights e experiências com Gary Chapman, Paul White e Harold Myra em “Não aguento meu emprego: como viver bem num ambiente de trabalho que faz mal”

A seguir, você lerá um trecho do livro Não aguento meu emprego: como viver bem num ambiente de trabalho que faz mal, escrito por Gary Chapman, Paul White e Harold Myra.

Fruto de uma vasta pesquisa e experiências de coaching, o livro conjuga sábios conselhos com histórias reais de trabalhadores que tiveram de adquirir resiliência ao lidar com pessoas tóxicas e organizações doentes. Tais relatos permitem que o leitor analise diferentes cenários, atitudes, conflitos e resoluções e crie estratégias de sobrevivência em meio a contextos profissionais desfavoráveis.

Ao final do artigo, você encontrará um link para a compra do livro impresso ou do e-book e também para a resenha escrita por nosso time. Boa leitura!

Como gerentes reais lidam com situações difíceis

Trecho de Não aguento meu emprego, livro escrito por Gary Chapman, Paul White e Harold Myra

O que você está vivenciando agora em seu ambiente de trabalho? É provável que esteja enfrentando pesados desafios e, se alguns deles incluem fumaça tóxica, você pode apreciar insights de gerentes que atuaram na linha de combate. Por isso, compartilhamos alguns dos infortúnios mais comuns que encontramos em nossas entrevistas com gerentes solícitos, dispostos a compartilhar o que eles fariam ou fizeram nessas circunstâncias. As sugestões desses gerentes podem ser úteis para ajudá-lo a saber o que fazer caso se encontre em uma das seguintes situações.

Você se sente preso entre um chefe difícil e subordinados diretos

  • Este é exatamente meu fardo na vida. Todos os dias, tento ser o líder que minha equipe merece. Eu me importo muito com cada um deles nas esferas pessoal e profissional, e isso se demonstra na coesão de nosso grupo de trabalho. Não posso mudar meu chefe, então apenas procuro poupar a equipe do jeito tóxico dele.

Quando algo “consegue passar”, eles sabem de onde vem e simplesmente lidamos com a situação. Tentamos não deixar que isso nos desanime; e esse tipo de coisa já se tornou algo como uma piada. Quando chamo a atenção de meu chefe para situações difíceis e ofereço soluções, ele raramente responde, mas minha equipe sabe que pelo menos eu tentei. Eles apreciam o esforço porque sabem que estou buscando melhorar as coisas em vez de simplesmente ignorá-las.

  • Ser mediador e negociador entre meu chefe e os funcionários é desafiador. Quando fico em dúvida, procuro me pautar pelo benefício do funcionário.
  • Concentro meu foco naquilo que posso controlar e demonstro respeito por meu chefe. Tento liderar pelo exemplo, mediante uma vida coerente.
  • Meu chefe não é tóxico e, se fosse, eu pediria demissão. O chefe tóxico apenas transmite veneno, e não vale a pena aguentar isso por emprego nenhum.

Você foi traído por um “amigo”

  • O que mais me ajudou quando meu sócio me traiu foi perceber quanto ele era inseguro. Vi que ele não conseguia se controlar. Tive de continuar trabalhando com ele, mas me fortaleci para não permitir que a situação me consumisse.
  • Se a traição se resume a algo pequeno e irritante, eu deixo para lá, mas procuro ser cuidadoso no futuro. Caso seja uma traição grave, ela pode revelar falhas de caráter imprevistas. Em uma situação dessas, eu confrontaria o amigo olho no olho e diria o que planejava fazer a respeito do caso.
  • É importante superar a raiva em relação ao ex-amigo. Escolha a atitude mais nobre e seja simpático, mas não compartilhe nada muito pessoal. Aproveite para aprender com a situação.
  • Escolha perdoar. Ao mesmo tempo, tome cuidado e restrinja as interações à esfera profissional. Para que a confiança quebrada seja reconstruída, será necessária uma mudança no comportamento do colega.

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Um colega assumiu o crédito por suas ideias

  • Eu ri quando isso aconteceu! De verdade. De repente, o cara começou a contar a todos, inclusive a mim, que ele havia pensado na minha ideia e no produto em si. Às vezes, é absurdo o que acontece no trabalho! Em outra ocasião, durante uma grande reunião, meu chefe deu a outro membro da equipe o crédito por algo que eu havia feito. Eu congelei. Mas, quer saber? Não importa. Eu precisava engolir o sapo e superar.
  • Hoje em dia, as pessoas roubam os créditos por e-mail. É mais fácil enganar quando não se está olhando no olho do outro. Para comprovar isso, basta ler as publicações no Facebook e no Twitter! Quando isso acontece, eu respondo ao e-mail com cópia para aqueles que não receberam o crédito e parabenizo a equipe inteira pelas realizações.

Cito todos os envolvidos, inclusive o ladrão do crédito. Isso permite que a pessoa que roubou o crédito saiba que você conhece a verdade e ainda reconhece quem de fato merece. Aqueles que ficaram sem receber os créditos já me agradeceram por agir dessa maneira; houve até mesmo um indivíduo que recuou e pediu desculpas aos colegas.

  • Digo o seguinte a mim mesmo: continue a realizar seu trabalho com excelência e humildade. No fim das contas, a história verdadeira sempre vem à tona.

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Seu chefe não lida com conflitos

  • Uma palavra de cautela em relação a isso: eu achava que meu chefe estava sendo passivo, mas ele só estava sobrecarregado.
  • Ele não fazia ideia de como lidar com os conflitos do escritório e ficou muito feliz quando conversamos abertamente sobre o assunto. Começamos a trabalhar juntos em busca de soluções.
  • Ao assumir uma nova função, logo me dei conta de que a tensão dentro do departamento era enorme, mas meu chefe parecia escolher permanecer omisso. Portanto, convoquei uma reunião e disse a meus subordinados que me reuniria com cada um deles para ouvir suas preocupações e sugestões.

As orientações incluíram as seguintes: a equipe inteira se reuniria para analisar os problemas e, na medida do possível, decidiria quais seriam as melhores soluções e as poria em prática.

Dificuldades com colegas de trabalho seriam expressas durante a etapa de adequação do processo — sem permissão para falar mal dos colegas! Pedi que corressem o risco de confiar em mim, e eles o fizeram. Os resultados foram impressionantes. Repetimos essa estratégia a cada dois ou três anos e desenvolvemos uma equipe forte e produtiva.

  • Quando tiver um chefe passivo, peça uma reunião individual e comunique a necessidade de liderança para resolver os conflitos. Dê exemplos específicos do que está acontecendo e sugira soluções e estratégias para unir a equipe de trabalho.
  • Caso seu chefe não goste de conflitos ou não saiba lidar com eles, faça o possível para ajudar. Você está em uma situação difícil, mas tente fazer parte da solução e aceite o fato de que talvez não consiga resolver o problema.

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Um grupinho está contaminando o restante

  • Mais ou menos metade de nossa equipe tinha atitudes negativas que afetavam a todos. Tomei a decisão de ser uma influência positiva no escritório, a despeito do que acontecesse. Prossegui nessa determinação e comecei a me relacionar individualmente com cada colega para mudar o clima no ambiente de trabalho.
  • O que funciona para mim é o seguinte: avalie o que está acontecendo e quem está dizendo ou fazendo o quê. Pense na possibilidade de fazer ajustes nas tarefas da equipe. Dê força aos membros positivos da equipe. Considere a opção de disciplinar, caso seja necessário.

Você está a ponto de explodir

  • Já vi muitos funcionários que são reativos em vez de proativos. Você precisa pedir demissão? Encontre uma forma de fazê-lo e siga em frente! Precisa definir limites ou diminuir a carga de trabalho? Seja diplomático, mas assertivo. A vida é curta demais para continuar até o ponto de explodir de fato.
  • Se você precisa de um novo emprego, separe um tempo todos os dias depois do trabalho para procurar outras oportunidades. Durante o dia de trabalho, aperfeiçoe as habilidades que farão de você um candidato melhor para a próxima posição. Mantenha a calma e a atitude profissional. Não queime pontes nem tome decisões apressadas, pois é mais fácil conseguir um novo emprego quando você ainda está em um. Lide com o estresse praticando exercícios e passando tempo com amigos de confiança.
  • Planeje e tire férias e fins de semana prolongados. Desenvolva e mantenha um estilo de vida saudável fora do trabalho, fazendo coisas que aprecia. Procure ajuda, mesmo se isso parecer estranho.
  • Aprenda com os erros. Pense antes de falar. Mantenha seu currículo atualizado.

Chapman, Gary. Não aguento meu emprego: como viver bem num ambiente de trabalho que faz mal. – 1. ed. – São Paulo: Mundo Cristão, 2016. Págs. 152 a 156

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Leia a resenha da obra:

Insights para lidar com chefes tóxicos e organizações doentes

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