Skip to content Skip to footer

Uma mensagem especial para o dia dedicado às mamães biológicas e às do coração

Por um mundo sem mães abandonadas

“Mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.” Essa bela frase foi escrita por Sylvia Orthof, em seu memorável poema “Se as coisas fossem mães”. Nele, a autora nos convida a imaginar diversos elementos e personagens como aquela figura tão terna que não apenas nos gerou em seu ventre, mas nos deu carinho, afeto e proteção.

“Se a chaleira fosse mãe”, ela diz, “seria a mãe da água fervida, faria chá e remédio para as doenças da vida.” E como um abraço de mãe é bom e faz diferença quando a vida está difícil! Não é mesmo?

Parece que mãe possui o dom de ter o toque certo, a presença que acalma e o conselho que instrui. Esses são os sentimentos que tal palavra evoca.

Mas a verdade é que nem toda mãe é assim, e pode ser que a sua esteja longe de ser aquele retrato maternal idealizado.

Talvez, por ter sofrido traumas dolorosos na vida, ela já não consiga expressar amor, doçura ou afeição. A vida nem sempre é um mar de rosas.

Independentemente de como seja a sua mãe, você, filho, deve honrá-la. A Bíblia diz “ ‘Honra teu pai e tua mãe’, este é o primeiro mandamento com promessa […]” (Ef 6.2).

Você deve respeitá-la e zelar por seu bem-estar. Em um mundo que corre em ritmo alucinante e que tende a sufocar o tempo dedicado à família, não é difícil achar filhos que há muito tempo não dão atenção àqueles que os amaram e cuidaram deles por toda a vida. Infelizmente, existem muitas “mães abandonadas”. Seria esse o caso da sua?

Por falar no assunto, há quanto tempo você não dá um abraço caloroso em sua mãe? Ela o tem ouvido dizer “eu te amo”? Você a honra com sua disponibilidade e com sua presença? Quando foi a última vez que olhou nos olhos dela? Se faz muito tempo, por que isso acontece? Muito trabalho? Alguma mágoa? Ou é relaxo de sua parte? Que tal mudar essa situação?

Aproveite este Dia das Mães para dedicar-lhe um carinho especial. Sim! Não lhe dê apenas presentes, dê amor. Amor de filho, que é extremamente precioso para uma mãe!

Se a distância for resultado de alguma mágoa, perdoe. Não se permita ficar distante, mas achegue-se. Dê-lhe um toque de afeto, um sorriso bonito e um lugar só para ela, dedicado, no coração.

Feliz Dia das Mães!

Leia também:
Mães de joelhos, filhos de pé, novo livro de Nina Targino
“Meu filho do coração”, um livro para pães filhos adotivos

Livros que indicamos para você:
A diferença que a mãe faz
O poder da mãe que ora
O poder de orar pelos filhos adultos
Manual para mães de garotas descoladas

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!