Skip to content Skip to footer

Vem aí novo livro de Carlos Alberto Bezerra: “Confissão vitoriosa”

Confira entrevista exclusiva cedida à equipe Mundo Cristão

Em abril, a Mundo Cristão lança Confissão Vitoriosa – O poder transformador da Palavra, novo livro de Carlos Alberto Bezerra, autor, pastor e fundador da Comunidade da Graça. Na obra, Carlos Alberto descortina as bases fundamentais da fé cristã e lança luz aos erros que comprometem a saúde espiritual e o vigor da Igreja.

Por meio de um texto objetivo e permeado de um profundo senso pastoral, ele esclarece alguns dos principais desafios e verdades da vida cristã e a correta forma de aplicar a Palavra diante das diversas situações do cotidiano.

Com o intuito de compartilhar com você, leitor MC, mais informações sobre a novidade, a nossa equipe conversou com o autor. Na entrevista, ele fala sobre a verdadeira prosperidade bíblica, esclarece questões como o sofrimento na vida do cristão e batalha espiritual e explica a importância de lançar uma publicação com essa temática no contexto da igreja brasileira. Imperdível. Confira!

Confissão vitoriosa. Por que escrever um livro sobre esse tema?

Escrever um livro com esse tema diz respeito à necessidade, à carência dos novos convertidos – e mesmo dos velhos convertidos -, de conhecer as Escrituras e colocar seus princípios em prática, vivenciá-los, proclamá-los, confessá-los.

Daí a expressão Confissão Vitoriosa, pois a falta disso tem gerado um cristianismo opaco, sem brilho, sem vida, sem raízes, sem alicerce. Um cristianismo de aparência. “Por não conhecerem as Escrituras”, disse Jesus, “errais.”

Em nossos dias, sobretudo com o aparecimento de correntes que pregam uma visão distorcida da confissão bíblica, como a Teologia da Prosperidade, são muitos os que se apegam às crendices e superstições, com medo de que alguma afirmação proferida crie uma determinada realidade no mundo natural. Em que ponto erram? O que o senhor diria a essas pessoas? O que o livro esclarece sobre o assunto?

Confissão Vitoriosa não é o ensino da prática de um mantra evangélico, religioso, de repetição. “Tá amarrado”, “eu sou poderoso”, “eu consigo”, “eu faço”. Não são essas bobagens. Essas coisas mostram a falta de conhecimento das Escrituras e geram um conceito superficial das verdades do Reino de Deus.

Eu procuro ensinar que através do conhecimento da Palavra de Deus, aprendemos a declará-la como Cristo o fez. “Está escrito…”, disse Jesus, e o resultado, nós já sabemos, foi que o diabo teve de fugir da sua presença.

No livro, o senhor fala sobre o “barateamento do cristianismo” que tem afetado muitas igrejas. De que forma ele acontece? Como diagnosticá-lo e combatê-lo?

Os cristãos dos nossos dias aprenderam a cantar, dançar, pular e saltar com os grandes movimentos de músicas gospel e outros mais que temos no “mercado”. E isso tem gerado uma vida cristã superficial, vivida apenas através das emoções, do entusiasmo, das frases de efeito.

Houve um abandono das Escrituras. Parece que desaprendemos a lê-las, amá-las e confessá-las. E, para piorar o quadro, a oração também foi deixada de lado. Assim, o cristianismo está transitando um caminho fatal!

De que forma podemos confessar a Palavra de Deus vitoriosamente?

Paulo lembra em 2Coríntios 4.13 as palavras do autor do Salmo 116: “Cri, por isso falei.” A única maneira de confessar vitoriosamente a Palavra é crer que ela é, de fato, a verdade. “Enviou-lhes a sua Palavra e os sarou, e os livrou daquilo que lhes era mortal”, diz o Salmo 107.20.

Então, a Palavra é viva, produz vida, libertação, saúde espiritual, emocional, física e econômica. Quando creio que essa Palavra é a verdade, tenho a capacidade de proclamá-la e declará-la em fé. Então, torna-se vida. Ela é o martelo que esmiúça a penha, espada de dois gumes, o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê! Quando não a conhecemos, nos tornamos “cristãos de chocolate”. Na primeira mudança de temperatura, derretemos.

> Clique para ler um trecho da obra!

Apenas confessá-la basta para obtermos vitórias? Quais práticas e comportamentos devem acompanhar o testemunho de nossos lábios?

Como disse, não é um mantra. A vã repetição não faz com que seu poder atue nas nossas vidas e através delas. De nada serve declará-la e continuar na desobediência, na rebelião, na incredulidade, na falta de compromisso com a verdade anunciada. Não adianta nada dizer que Deus me cura se, de fato, não creio que Ele providenciou. A Palavra só tem poder se for comunicada em fé. Se assim for, ela, por si só, produz vida com abundância.

Em Confissão vitoriosa, o senhor também aborda a questão do sofrimento. Como entendê-lo? De que forma ele contribui para o crescimento e amadurecimento espiritual do cristão?

A única maneira de aprendermos determinadas verdades é através do sofrimento. Veja o caso de Jó, de Jonas ou o de Paulo com seu espinho na carne. Sofrimento significa crise. São as lutas, dificuldades ou fracassos que vivemos. Muitas vezes, Deus permite essas coisas para nos chamar à obediência.

O problema é que a grande maioria das pessoas acha que o cristianismo é desprovido de pressões, sofrimentos ou dissabores. Mas a verdade é que Seu poder se aperfeiçoa nas nossas fraquezas e nós somos polidos como pedras preciosas no meio das tempestades da vida. É nesses momentos que o Espírito Santo trabalha mais em nós para nos conduzir a sermos mais parecidos com Jesus.

De que forma o comprometimento com o Reino de Deus e a busca da santidade contribuem para que haja  prosperidade na vida de uma pessoa. Aliás, quais são as marcas da verdadeira prosperidade bíblica?

Ao concluir seu raciocínio na parábola dos dois senhores de Lucas 16.10-13, Jesus nos mostra que a prosperidade está atrelada à obediência, fidelidade e capacidade. Ou seja, não se trata de ganhar dinheiro, possuir diversos imóveis, dirigir os carros mais luxuosos.

Nada disso. As marcas da prosperidade bíblica estão no conhecimento, na obediência e na confissão da Palavra. Percorrer esse caminho gerará na alma, no físico, no espírito e em todas as dimensões da vida, as abundâncias da paz que excede todo o entendimento e a verdadeira plenitude da vida com Deus. Isso é exatamente o que Cristo nos ensinou.

Como o descobrimento da nossa identidade em Cristo, aliado à confissão da Palavra, se torna fundamental na obtenção de êxito na batalha espiritual?

Para conhecermos nossa identidade, precisamos saber o que é que Deus diz a nosso respeito. O que Ele pensa de nós. Ele diz que, em Cristo, fomos perdoados, e agora somos livres e temos vida abundante. Ele afirma que somos santos.

Então, na medida em que conhecemos essas verdades, tomamo-las como nossas e, em função da obediência, as praticamos, o resultado é que descobrimos quem somos e passamos a viver em função daquilo. Assim, com uma identidade firmada num alicerce tão firme, o diabo não tem chance alguma na hora da batalha.

Qual é a sensação que o senhor tem ao ver mais um livro de sua autoria lançado pelo selo MC? 

Tenho muita alegria de, mais uma vez, o Senhor ter me dado o privilégio de destacar uma questão tão importante no seu Reino e na igreja brasileira, que é de conhecermos a Palavra para confessá-la, ensiná-la e praticá-la. Recebo isso com muito temor e gratidão.

Eu sou um operário no chão da fábrica, que toma nas suas mãos a estopa e cuida das necessidades e carências do rebanho. E assim eu me proponho a servir, dando algumas ideias simples a respeito do verdadeiro caminho da vitória: o poder da Palavra.

“Não adianta nada dizer que Deus me cura se, de fato, não creio que Ele providenciou. A Palavra só tem poder se for comunicada em fé. Se assim for, ela, por si só, produz vida com abundância.” -Carlos Alberto Bezerra

O que os leitores podem esperar da obra?

Eles encontrarão nela a lembrança mais enfática de que a Palavra não volta vazia e há de produzir o resultado para o qual foi enviada, como diz o profeta. O conhecimento, a confissão e a prática dela produz a abundância da vida de Deus em nós e através de nós.

Qual mensagem deixaria aos nossos leitores, principalmente àqueles que estão passando por lutas e tribulações?  

“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”, diz em Jeremias 29.13. Todas as lutas e tribulações devem promover o conhecimento do amor de Deus, porque todas elas estão nos ensinando que a obediência gera santidade, transformação e uma vida vitoriosa. Então, creio que o Senhor há de usar esse instrumento para abençoar muitas pessoas. E espero que Ele faça Sua vontade na vida dos leitores, assim como fez em minha vida. 

Você sabia?

Carlos Alberto Bezerra é também autor de Uma vida com prioridades, lançado pela Mundo Cristão em 2015. Para conhecer algumas curiosidades sobre a obra, clique aqui e veja bate-papo exclusivo!  

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!