Skip to content Skip to footer

“Especial Família indestrutível”: É possível ser casado e feliz?

Confira a primeira parte de nossa entrevista exclusiva com Josué Gonçalves

Em abril, a Mundo Cristão lança Família Indestrutível – Princípios para a manutenção de um casamento saudável e frutífero, primeiro livro de Josué Gonçalves pelo selo MC. Na obra, o pastor considerado como um dos maiores especialistas em família hoje no contexto da igreja evangélica brasileira oferece aos leitores, casados ou não, orientações sobre como edificar uma família forte, resistente ao tempo e às pressões da cultura. Para ler a sinopse da obra, clique aqui.

Para que você já possa se preparar para a novidade, confira a primeira parte da entrevista exclusiva que fizemos com o autor. Nela, ele oferece mais detalhes sobre o livro e dá conselhos preciosos para quem deseja experimentar alegria e plenitude na vida a dois. Confira!

Mundo Cristão: Por que após um tempo de vida a dois tantos casais perdem o brilho dos sonhos e das promessas feitas no altar e passam a viver um matrimônio marcado pela amargura, pelo ressentimento e pela culpa?

Josué Gonçalves: Casamento é como um jardim, se não houver cuidado, atenção, cultivo, limpeza etc, morre. Infelizmente, a maioria dos casais pensa que um casamento gratificante é obra do acaso, e não dá manutenção, daí acaba adoecendo e morrendo. 

No livro o senhor compartilha os índices alarmantes de divórcio que têm crescido e vitimado as famílias no Brasil e no exterior. Em sua opinião, quais são os fatores que contribuem para que isso aconteça?

Uma das principais causas dos divórcios é a morte do diálogo, a obstrução dos canais de comunicação. Todas as soluções, acordos, declarações de amor e respeito, gratidão e honra passam pelo sistema de comunicação do casal. A comunicação é o canal através do qual flui o oxigênio que mantém o relacionamento vivo e saudável. Por isso, todo divórcio é precedido pela morte do diálogo. Quando o casal faz um esforço conjunto para preservar o diálogo, dificilmente o casamento morre.

Há também a cultura dos relacionamentos descartáveis e a centralização na felicidade da pessoa. Se não está dando certo, separa e parte para outro. Essa é a sabedoria deste século. Como é contrária à vontade de Deus, não produz vida nas pessoas que, mesmo casadas duas ou três vezes, continuam incompletas, fazendo o outro infeliz.

Quando Deus diz que o casamento é indissolúvel é porque ele sabe que a melhor maneira de viver é com uma pessoa só, por toda a vida. Deus é bom e seus mandamentos são expressão dessa bondade. Quando o casal confia mais na cultura deste século do que na Palavra de Deus, mete os pés pelas mãos, não pede ajuda e acaba se divorciando, estabelecendo um processo de luto contínuo.

É realmente possível ser casado e feliz? Como?

O casamento é um solo fértil para plantar a semente daquilo que desejamos colher. Ser feliz ou não é uma escolha. O que os casais precisam saber é que a felicidade, antes de ser uma colheita, é uma semente. Para colher felicidade no relacionamento conjugal é necessário plantar atitudes de bondade, camaradagem, gentileza, generosidade, perdão, reconhecimento etc. São essas sementes que produzem os frutos da felicidade. 

Qual é a importância da preparação para um casamento bem-sucedido a começar já na fase do namoro e do noivado? De que forma essa preparação acontece?

Seria impossível um time de futebol ganhar o jogo, se os jogadores entrassem em campo sem saber o que devem fazer, cada um na sua posição. O que na maioria das vezes acontece hoje é que os casais entram no “jogo conjugal”, começam uma “jornada a dois” sem saber o que vão fazer; não sabem em que “posição irão jogar” e nem como jogar.

O resultado desse despreparo é uma vida conjugal marcada por derrotas. Conheço muitos casais que se prepararam, aprenderam, estudaram antes de casar, de entrar na competição, hoje eles estão ganhando mais do que perdendo nesse “jogo da vida” que chamamos de “casamento”. Casais preparados têm muito mais probabilidade de construir um casamento à prova do tempo e das adversidades.

Em muitas igrejas, nenhum casamento é feito sem que o casal passe por um curso pré-nupcial, eu considero isso de importância vital para os casais começarem bem. Bom seria que todas as igrejas tivessem esse programa de preparação. Se a igreja não conta com esse programa, os casais devem se preparar lendo bons livros e contando com a mentoria de casais mais maduros que podem orientá-los sobre como viver uma vida conjugal saudável.

Casamento e finanças. Por que é importante prestar atenção na forma como a economia doméstica é administrada?

A falta de habilidade em lidar com as finanças tem sido, talvez, a principal causa dos conflitos no casamento e na família. A saúde do relacionamento entre marido e mulher também depende de como os dois administram o dinheiro. O desequilíbrio financeiro por causa da má administração pode provocar uma crise no casamento, levando um dos dois a optar pelo divórcio. Administrar os recursos financeiros é uma arte, por isso qualquer um pode aprender. Casais inteligentes crescem juntos, porque os dois buscam se aperfeiçoar a cada dia nessa área que é decisiva para a saúde do relacionamento.

E em relação à sexualidade e vida íntima? O que todo casal deve ter em mente para desfrutar plenamente do sexo no casamento?

O ajustamento sexual do casal depende muito da visão que os dois têm do sexo, a partir da forma como foram educados desde a infância. É muito difícil para um casal ter uma vida sexual gratificante, quando ela ou ele traz enraizado em sua mente crenças limitantes sobre o sexo. Tudo é facilitado quando os dois têm uma visão alinhada com a Bíblia sobre sexo. Se o casal vê o sexo como um presente de Deus, os dois desfrutam com liberdade do prazer que ele proporciona.

A razão da maioria dos casais não conseguir um bom diálogo sexual é por falta de autoconhecimento e conhecimento do outro. Sexo é a celebração do amor no casamento. Se compararmos o “ato conjugal” como um delicioso jantar à luz de velas, devemos nos atentar para o longo tempo de preparação nos momentos que antecedem o “sentar-se à mesa” com tudo pronto. Não há sexo satisfatório quando marido e mulher não se preocupam com a “preparação antecipada” do “jantar”. Sexo com qualidade exige tempo, capricho, investimento, preparação. •

Fique de olho!

Não perca a segunda parte da entrevista especial com o autor!

Acompanhe essa e outras novidades aqui na página da Mundo Cristão ou em nossos perfis nas redes sociais!

Leia também:
Sua família é um tesouro

Conheça:
Você e eu para sempre
O casamento que você sempre quis
Antes de dizer sim

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!