Skip to content Skip to footer

Você já se sentiu derrotado na fé?

Dê um basta na dúvida que faz você retroceder. Isso é possível por meio do conhecimento da Palavra de Deus

Ao orar, você descansa ou duvida? Você entrega seus problemas a Deus ou os retém em suas mãos? Avança ou retrocede? Pode ser que isto já tenha acontecido: “preocupado com algo, você entrou em seu quarto, ajoelhou-se, orou e tentou agarrar-se à confiança de que sua oração foi atendida, mas, ao levantar-se, a dúvida invadiu a sua mente com uma enxurrada de pensamentos negativos.

Atemorizado, você voltou atrás, preferiu permanecer inconstante, como se Deus não houvesse ouvido seus pedidos com atenção. Experimentou, ao término de seu esforço, uma sensação de derrota. A dúvida faz isso! E só podemos lidar eficazmente com ela por meio da fé.

A fé, a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11.1), não é alimentada por achismos ou por meras conjecturas. Ela não pode ser obtida por filosofias humanas ou por postulados da psicologia. Não é uma questão de pensamento positivo, mas, sim, a confiança naquilo que Deus diz em sua Palavra.

A fé vem pelo ouvir o evangelho a respeito de Cristo (Rm 10.17). Somente quando estamos fortificados no alimento sólido das Escrituras é que podemos permanecer firmes em nossa confiança no Deus que ouve e atende as orações – no Senhor que realiza milagres.

É ao ler a Bíblia que sabemos que o Pai não deseja que estejamos ansiosos, mas que entreguemos a ele nossas preocupações. “Não se aflijam com nada; em vez disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe.

Se fizerem isto, vocês experimentarão que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, conservará a mente e o coração de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7, NBV). Quando oramos, certos de que a Palavra é a verdade, e confiamos nele a despeito de nossos medos, trocamos a tensão causada pela dúvida pela paz que excede todo o entendimento. Podemos descansar.

Se suas orações estão vacilantes, saiba que esse pode ser um indício de que você precisa passar mais tempo lendo a Bíblia. Ao conhecer uma promessa do Senhor e orar fundamentado nela por meio da fé, não retroceda e não dê vazão ao ceticismo.

Permaneça seguro de que o Todo-Poderoso já ouviu o seu clamor e jamais falhou em cumprir com aquilo que ele disse.

Leia também:
Aprenda a cultivar sua alegria
Compartilhe sua fé por meio de seu comportamento
Você lê sua Bíblia frequentemente?

Livros que indicamos para você:
O poder do marido que ora
O poder da mulher que ora
Mães de joelhos, filhos de pé

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!