Skip to content Skip to footer

Como conquistar o respeito dos filhos pequenos?

Quatro dicas importantes para que seu pequenino lhe obedeça e reconheça sua autoridade

Se você é pai ou mãe de criança, é bastante provável que tenha muitas dúvidas em relação à melhor forma de garantir que seu filho seja educado sem traumas e tensões.

Talvez, por ser inexperiente na sublime missão da paternidade ou por ainda não saber a medida correta para o exercício da disciplina, se veja sem voz e sem autoridade diante de um pequenino autoritário, por vezes teimoso e birrento. Você não é o primeiro a passar por isso!

Muitas vezes, com o intuito de garantir o “bem-estar” das crianças, pais e mães não conseguem impor ordem e exercer autoridade de forma correta e acabam tornando-se permissivos, deixando o pequeno relegado às suas próprias vontades e manhas, sem limites estabelecidos e sem conhecer a importância da obediência.

Cris Poli, a conhecida apresentadora do aclamado programa de TV Supernanny, fala sobre o assunto em seu livro S.O.S dos Pais – 500 dicas para educar sem enlouquecer


“Crianças são mandonas por natureza. Por vezes é difícil conter-lhes o ímpeto e impor sua autoridade paterna. No entanto, é fundamental que você não abra mão do seu papel de pai e que ensine ao filho que ele precisa lhe obedecer”, afirma. 


De acordo com a autora, os pequenos devem aprender desde cedo a importância do preceito bíblico de Êxodo 20.12, o qual  diz: “Honra teu pai e tua mãe”. 

S.OS. dos Pais possui um capítulo dedicado ao tema “Comportamento, disciplina e autoridade”, o qual contém respostas para perguntas reais de pais curiosos em saber a melhor maneira de apagar os “incêndios” do dia a dia e lidar com temas complicados relacionados à criação dos filhos.

Se você tem dificuldades em relação ao assunto, leia abaixo algumas dicas preciosas extraídas do livro, as quais compartilhamos com você. Tome nota:

Conquiste o respeito
Em vez de ser autoritário e arrogante, impor autoridade pela força, gritar ou bater, comporte-se e tenha atitudes firmes, seguras, com convicção — mas com muito amor. Quando uma criança vê um adulto com autoridade legítima, ela não tem problemas em obedecer e respeitar.    

Lide de forma correta com as birras e manhas
Birra é sinônimo de teimosia; manha é choro sem motivo. Para lidar com isso, primeiro descubra se não existe de fato nenhum motivo para essa atitude ou se a criança está doente ou sentindo alguma dor.

Se, porém, descobrir que a criança está fazendo birra ou manha simplesmente por não conseguir o que quer, ignore e saia de perto. Espere que a birra passe. Quando passar, a criança certamente virá até você. Não toque no assunto. Simplesmente lhe dê um beijo, um abraço e jamais faça aquilo que a criança quer.

Converse com seu filho quando ele lhe responder e estabeleça regras
Quando seu filho responde a você, quando o confronta, a sua posição como pai tem de ser firme. Converse com ele. Dialogue. Não grite nem ache que ele, sendo criança, não sabe o que diz.

E faça-o cumprir as normas seguindo esta sequência: mostre a regra, dê uma advertência e, se continuar com a desobediência, ponha-o no cantinho da disciplina. Dê espaço para o diálogo (ouça o que ele está falando!), mas, se vocês não chegarem a um acordo, deve valer a regra.    

Não permita que ele bata em você, em seu cônjuge, nos irmãos ou nos coleguinhas
Você não deve permitir que seu filho bata em ninguém. Segure a mão ou a perna dele e diga que ele não pode bater. Faça isso com firmeza, com convicção, com tom de voz elevado, porém sem gritar, se descabelar ou perder o controle.

Estabeleça uma regra: não pode bater! Na mãe, no pai, no irmão, no amiguinho, em ninguém. Se ele não obedecer, dê uma advertência. Se continuar desobedecendo, ponha-o no cantinho da disciplina.

O que é o “Cantinho da Disciplina”?
Essa estratégia consiste em estabelecer regras simples e claras, adequadas à idade da criança, e fazer um pacto de obediência com ela.

Na primeira desobediência de uma norma, o responsável dá uma advertência, que é um aviso para oferecer à criança a oportunidade de mudar de comportamento sem ser disciplinada.

Se ocorrer uma segunda desobediência da mesma regra, precisará ficar em um lugar preestabelecido (o cantinho da disciplina) e ali permanecer por um tempo proporcional à idade: um minuto para cada ano de vida.

Terminado o tempo, o responsável deve perguntar à criança se ela sabe por que está ali. Depois, o filho tem de pedir desculpas. Para finalizar, beijos e abraços, acompanhados de um eu te amo, são muito importantes. 

Gostou dessas dicas?
Leia muito mais em S.O.S dos Pais – 500 dicas para educar sem enlouquecer! E não deixe de conhecer os outros livros de Cris Poli pela Mundo Cristão, Pais admiráveis educam pelo exemplo e Pais responsáveis educam juntos.

Veja também:
Transforme seu filho até sexta
A diferença que a mãe faz
Meu filho do coração

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!