Skip to content Skip to footer

A importância de encorajar as crianças

Gary Chapman compartilha conselhos para os pais que desejam despertar todo o potencial dos filhos pequenos

Por Gary Chapman em As 5 linguagem do amor das crianças – Nova adição

A palavra encorajar significa “incutir coragem”. Procuramos dar aos filhos a coragem para ousar mais. Para os pequenos, quase todas as experiências são novas. Aprender a andar, a falar ou a andar de bicicleta exige coragem constante. Com nossas palavras, encorajamos ou desencorajamos os esforços das crianças.

Os patologistas de fala e linguagem dizem que as crianças aprendem a falar imitando os adultos; porém, o processo é intensificado não apenas quando estes pronunciam as palavras de modo claro, mas também quando encorajam verbalmente as valorosas tentativas da criança de pronunciá-las corretamente.

Afirmações como “Você está quase conseguindo”, “Está indo bem”, “Sim, ótimo” e “Você conseguiu” encorajam a criança a aprender as palavras que estão tentando pronunciar e a desenvolver um futuro vocabulário.

O mesmo princípio se aplica ao aprendizado de habilidades sociais da criança. “Vi que você dividiu seus brinquedos com Madison. Gosto disso. A vida torna-se muito mais fácil quando compartilhamos o que temos.”

Tais palavras dão à criança aquela motivação interior extra para lutar contra o que parece ser um desejo natural de acumular coisas. Pense num pai que diz ao filho estudante do sexto ano: “Danny, notei que esta noite, depois do jogo, você ouviu atentamente o que Ravi disse sobre a atuação dele no jogo. Fiquei muito orgulhoso de você por ter dado uma atenção especial a ele, enquanto os outros lhe davam tapinhas nas costas ao passarem por vocês.

Ouvir as pessoas é um dos maiores presentes que você pode dar a elas”. Esse pai está incutindo em Danny a coragem de desenvolver a arte de ouvir, uma das mais importantes no campo dos relacionamentos humanos.

Talvez você ache difícil usar palavras de encorajamento. Tenha em mente que um aspecto de sentir-se encorajado é sentir-se bem fisicamente. Exuberância e vitalidade exigem energia.

Isso significa que, como pais, nossa saúde física, mental, emocional e espiritual precisa ser a melhor possível. Quando nos sentimos encorajados, temos mais capacidade de encorajar nossos filhos.

Nos lares em que o pai e a mãe estão presentes, ambos devem incentivar um ao outro. Se você for solteiro ou separado, procure amigos ou parentes de confiança que animem seu espírito e lhe propiciem energia.

O maior inimigo que nos impede de encorajar nossos filhos é a ira. Quanto mais raiva houver no coração dos pais, mais ela será descarregada sobre os filhos, resultando em crianças que se voltam contra autoridades e contra os pais. Isso significa naturalmente que pais conscienciosos farão o possível para abrandar a ira — isto é, mantê-la num nível mínimo e lidar com ela de forma madura.

O autor de Provérbios diz com sabedoria: “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Pv 15.1). O volume da voz dos pais exerce grande influência na reação da criança sobre o que eles dizem.

Falar de forma branda requer prática, e essa é uma arte que todos nós temos capacidade de aprender. Mesmo quando estivermos irritados com nossos filhos, podemos aprender a falar com calma, fazendo perguntas sempre que possível em vez de dar ordens.

Por exemplo, quais das seguintes afirmações encorajariam melhor uma criança ou adolescente: “Leve o lixo para fora já!” ou “Por favor, você poderia levar o lixo para fora?” Quando tentamos encorajar nossos filhos numa área específica, é mais provável que reajam favoravelmente às nossas ideias do que as rejeitem.

Você sabia?

O artigo que você acabou de ler é um trecho do livro As 5 linguagens do amor das crianças – Nova edição. Nele, Gary Chapman, conselheiro de casais, preletor e autor de várias obras de grande prestígio, em parceria com Ross Campbell, conferencista, autor e professor de pediatria e psiquiatria, compartilham conselhos poderosos que ajudarão os pais a entender melhor as necessidades de seus filhos pequenos e a implementar no dia a dia atitudes eficientes para um relacionamento marcado por afinidade, companheirismo e alegria. Para ler a sinopse da obra, clique aqui.

Leia também:

Conquiste o coração de seu filho

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!