Skip to content Skip to footer

Princípios para viver bem

Veja o que a Bíblia ensina para que você tenha uma jornada de paz e alegria

Todo ser humano deseja ser feliz e, de alguma forma, ter plena satisfação na vida. A alegria é alvo da busca constante dos bilhões de habitantes que povoam a terra, porém, muitos se perdem nessa empreitada, pois recorrem a fontes erradas para obter plenitude.

Não é raro ver pessoas que se enveredaram pelo caminho dos vícios, da compulsão, das dívidas e da criminalidade pensando que nessas águas amargas encontrarão algo bom.

Enganam-se! A felicidade não depende de uma fórmula mágica: ela é resultado de uma séria de atitudes tomadas no dia a dia que resultam em paz e genuíno sucesso — sucesso que independe de títulos ou posses, mas que é desfrutado por alguém que tem o coração sereno e uma consciência tranquila, que tem convicção de que está fazendo o que deveria ser feito.

A Bíblia, a Palavra de Deus, está repleta de princípios para quem deseja viver bem e ter verdadeira felicidade. Tome nota de alguns trechos das Escrituras e comece hoje mesmo a dar passos seguros que resultarão, de fato, em felicidade em sua caminhada.

Evite todo tipo de mal e falsidade:

“Quem deseja ter uma vida longa e próspera? Refreie a língua de falar maldades e os lábios de dizerem mentiras. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e esforce-se para mantê-la” (Sl 34.12-14)

Lide com a ansiedade adequadamente

“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7).

Deixe o passado para trás e avance para o futuro com confiança

“[…] concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante, prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus” (Fp 3.13-14).

Não guarde rancor. Perdoe.

“Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, das palavras ásperas e da calúnia, e de todo tipo de maldade. Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo” (Ef 4.31-32).

Administre seus recursos com inteligência. Planeje antes de agir.

“Quem começa a construir uma torre sem antes calcular o custo e ver se possui dinheiro suficiente para terminá-la? Pois, se completar apenas os alicerces e ficar sem dinheiro, todos rirão dele, dizendo: ‘Esse aí começou a construir, mas não conseguiu terminar!’” (Lc 14.28-30).

Faça o bem

“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz e esforce-se para mantê-la” (1Pe 3.11).

Entenda que a sabedoria é algo valioso

“Tanto sabedoria como dinheiro dão proteção, mas somente a sabedoria preserva a vida” (Ec 7.12).

Busque o reino de Deus em primeiro lugar

“ […] não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia” (Mt 6.31-34).

Viva em comunhão com o Pai Celestial

“O Senhor protege todos que o amam […]” (Sl 145.20).

__

Coloque esses princípios em prática e colha bons resultados em seu dia a dia. Lembre-se de que Deus está com você na jornada e que ele pode lhe dar vida abundante. Confie no Criador e faça a sua parte, assim você estará no caminho certo para a verdadeira felicidade. 

Trechos bíblicos da Nova Versão Transformadora (NVT)

Leia também:

Versículos bíblicos para descansar a mente e o coração

Conheça:

Vida simples, vida plena

Surpreendida pela glória                                    

Inesperada graça

1 Comentário

  • Fabiana
    Posted 10/01/2024 at 08:13

    Excelente artigo. Esclarecedor e útil, obrigada Deus te abençoe

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!