Skip to content Skip to footer

Como descobrir sua linguagem do amor?

Identifique os comportamentos interpessoais que mais te agradam nesse curioso texto de Gary Chapman

Por Gary Chapman em “O que não me contaram sobre casamento”

Aqui vão três abordagens para ajudá-lo a descobrir sua linguagem primária do amor.

Primeiro, observe seu próprio comportamento. 

Qual é a sua maneira particular de expressar amor e apreciação por outras pessoas? Se você está sempre dando tapinhas nas costas das pessoas e abraçando-as, então sua principal linguagem pode ser toque físico. Se você diz naturalmente palavras de encorajamento para os outros, então palavras de afirmação provavelmente são sua linguagem do amor. Se você gosta de dar presentes, então talvez o que deseje é receber presentes. Se adora almoçar ou caminhar com um amigo, então tempo de qualidade provavelmente é sua linguagem do amor. Se está sempre procurando maneiras de ajudar as pessoas, então atos de serviço podem bem ser sua linguagem do amor.

A linguagem que você fala muito provavelmente é a linguagem que quer receber.

Segundo, de que você reclama?

Em qualquer relacionamento humano, qual é sua reclamação mais comum? Se você se queixa com frequência de que as pessoas não o ajudam, então atos de serviçosão provavelmente sua linguagem. Se você diz a uma amiga: “Nós nunca passamos tempo juntas”, então está reclamando tempo de qualidade. Se um amigo faz uma viagem de negócios e você diz: “Você não me trouxe nada?”, está revelando que receber presentes é sua principal linguagem do amor. Se você diz: “Acho que você jamais me tocaria se eu não começasse”, está dizendo que toque físico é sua linguagem do amor. Se reclama: “Nunca faço nada certo”, sua queixa indica que palavras de afirmação calam fundo em você. As queixas revelam o que você mais gosta de receber de outras pessoas.

Terceiro, o que você pede com mais frequência?

Se seu amigo está saindo para uma viagem de negócios e você diz: “Olha lá, não se esqueça de me trazer uma surpresa”, está indicando que presentes são importantes para você. Se você diz: “Podemos dar uma caminhada no final da tarde?”, está pedindo tempo de qualidade. Se pede uma massagem nas costas, está revelando que toque físico cala fundo em você. Se geralmente pede às pessoas que façam coisas para ajudá-lo, atos de serviço são provavelmente sua linguagem do amor. Quando você pergunta: “Fiz um bom trabalho?”, está demandando palavras de afirmação.

Observe como você expressa amor e apreciação com mais frequência; liste suas reclamações e exigências e provavelmente será capaz de determinar sua principal linguagem do amor.

Peça a seu companheiro para responder às mesmas três perguntas, e ele vai descobrir sua própria linguagem do amor.

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!