Skip to content Skip to footer

Como lidar com a nostalgia das festas de fim de ano

Compartilhamos com você verdades bíblicas que podem ajudá-lo a lidar com a nostalgia comum no Natal e Ano Novo e a ressignificar sua experiência ao vivenciar o período de festas

A chegada do Natal e do Ano Novo desperta em você nostalgia e lhe aperta o coração? A falta de alguém que partiu, a lembrança de momentos felizes, o cansaço após um ciclo de lutas, um tipo de medo de que algo ruim aconteça no ano que se iniciará… a solidão. Você não é o único a sentir esse aperto no peito.

Como seres humanos, acostumados com a ideia de início e fim, temos a tendência natural à retrospectiva, a ponderar o antes, o agora e o depois, a fazer um balanço da jornada, a sentir saudade, calar temores, experimentar ansiedade. O Natal e o Ano Novo, como marcos conclusivos, estimulam essa propensão de nossa humanidade e mexem com nossas emoções. O que fazer?

Uma verdade bíblica pode ajudá-lo a lidar com a nostalgia e a ressignificar sua experiência ao vivenciar o período de festas, e ela é a de que Deus é fonte de esperança.

Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”

Romanos 15.13, NVT

Esperança

Pense por um instante no enredo do Natal: um recordatório do nascimento do Emanuel, Jesus Cristo, Deus Conosco, que veio ao mundo para salvar você. O presente de Deus. O Salvador que o convida a olhar para o futuro com esperança.

  • A esperança da vida eterna para você e seus entes queridos, pois a morte não é o fim dos filhos amados de Deus (Jo 3.16; 11.25).
  • A esperança de que Deus estará ao seu lado, inclusive se houver alguma situação angustiante, pois Deus é seu refúgio e sua força, sempre pronto a socorrê-lo em tempos de aflição” (Sl 46.1).
  • A esperança de que ele o ajudará nas batalhas, de que ele é seu defensor Todo-poderoso, de que se Deus é por você, quem será contra você (Rm 8.31).
  • A esperança de que nada o separará do amor de Jesus, nada!

“E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 8.38-39, NVT

Deixe Jesus alegrar seu coração

Ainda que as festas de fim de ano lhe tragam uma sensação nostálgica, peça para Jesus esperança renovada para aproveitar essa época singular. Avive seu coração com expectativa de dias melhores. Reinvente-se, seja e faça alguém feliz. Não se isole. Lembre-se de que a mensagem do Natal é justamente uma boa notícia de grande alegria.   

“Não tenham medo! Trago boas notícias, que darão grande alegria a todo o povo. Hoje em Belém, a cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!”

Lucas 2.10-11, NVT

Que este Natal e Ano Novo cheguem com todas as cores, com luzes que brilhem esperança e o animem a aproveitar as festas com um sorriso nos lábios e plenitude no peito.

E, sim, que Deus, a fonte de esperança, o encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que você deposita nele, de modo que você transborde de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Feliz Natal e um abençoado Ano Novo.

Livros que indicamos para você:

Avante!

Guia bíblico para vencer os problemas da vida

Alexandre Ximenes 

Com o intuito de ajudar o leitor a passar pelos momentos difíceis do dia a dia e a triunfar diante das batalhas, Alexandre Ximenes, teólogo, professor e bispo da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, escreveu Avante! Guia bíblico para vencer os problemas da vida.

Na obra, Alexandre analisa dez obstáculos comuns da jornada da vida e dá dicas de como eles podem ser superados quando Deus é convidado a participar dela. De forma sensível e cativante, o autor esclarece princípios bíblicos e oferece direcionamento para quem deseja vencer as tribulações, as tentações, a amargura, o ciúme, a rejeição, o medo, a dor da perda, a culpa, os vícios, as compulsões e as enfermidades da alma, tudo isso em um verdadeiro manancial de conhecimento para quem quer e precisa prevalecer frente às situações que causam esgotamento, estresse e desânimo.

Confiança inabalável

Um livro para quem quer vencer o medo e a ansiedade

Maurício Zágari

Em Confiança inabalável, Maurício Zágari compartilha princípios eficazes para quem quer enfrentar a vida com mais esperança, ânimo e disposição e mostra como a fé em Deus e naquilo que ele promete por meio da Palavra é a solução para lidar com as circunstâncias contrárias que acontecem ao longo da caminhada. Para isso, ele traz à tona trinta tipos frequentes de medos e ansiedades que afetam a maioria das pessoas e revela como cada um pode superá-los.

O Deus da esperança

Motivação e alegria em meio às dificuldades da vida

Flavio Valvassoura

Em O Deus da esperança, Flavio Valvassoura proporciona um verdadeiro banquete de inspiração a quem precisa de ânimo para vencer as lutas do dia a dia. Por meio de uma abordagem edificante, ele expõe verdades bíblicas que trazem ao coração do leitor a certeza de que Deus pode ajudá-lo a resolver as situações mais adversas do caminho e a vivenciar o melhor que o Pai tem para cada um de seus filhos.

Meu dia melhor

Rinaldo Seixas

Meu dia melhor é um devocional com 365 mensagens que elucidam verdades sublimes contidas nas Escrituras. Nele, Ap. Rina traz orientação e encorajamento na medida certa e esclarece tópicos fundamentais da vida cristã, como a importância da oração, da busca por mais comunhão com o Pai e da conduta condizente com os princípios do Reino.

Por meio de uma linguagem acessível, prática e gostosa de ler, o autor propõe correções de rota e compartilha pepitas preciosas de fé, que descortinam um novo estilo de vida, em que há paz e refrigério, que é alicerçado sobre a base forte da obediência a Deus, o Todo-poderoso, que faz o impossível e está atento às necessidades de seus filhos.

Leia também:

“O hematoma e a cura”: uma reflexão para quem está em luto

“Sofrimento redimido”, um texto de Philip Yancey

Reflexões para animar o coração entristecido

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!