Skip to content Skip to footer

Trillia Newbell, autora de “Corrida da fé”, em entrevista à MC

Confira o resumo da entrevista concedida à Mundo Cristão

Trillia Newbell

Trillia é escritora, palestrante e diretora de projetos comunitários da Comissão de Ética e Liberdade Religiosa da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos. Além disso, é apreciadora do atletismo: já foi campeã estadual de corrida, deu aulas em academias, treinou preparadores físicos e chegou a ser proprietária de um pequeno estúdio de ginástica. Tais conhecimentos e vivências tornam o livro Corrida da Fé: Encontre em Deus graça e força para perseverar um texto profundamente interessante, rico em analogias e gostoso de ler. 

O livro

Corrida da Fé: Encontre em Deus graça e força para perseverar

Em Corrida da Fé: Encontre em Deus graça e força para perseverar, Trillia Newbell oferece encorajamento e esperança para que o leitor possa prosseguir de maneira mais confiante a proposta de Deus para sua vida: permanecer fiel até o fim e vencer! Na obra, a autora compartilha verdades teológicas e disciplinas práticas para quem deseja ter uma vida cristã mais piedosa e frutífera, superar as dificuldades da jornada e manter-se motivado a seguir rumo a Jesus.

Corrida da Fé também traz uma palavra de ânimo para quem acredita que já não há o que fazer para voltar à jornada, seja porque se desviou, pecou ou se desiludiu. Conforme afirma Trillia, dispomos de grandes promessas na Palavra de Deus que nos ajudam a perceber que o Pai está correndo conosco e que o Espírito Santo opera em nós, capacitando-nos a avançar. Para ler a resenha completa da obra, clique aqui.

Confira, a seguir, o resumo da entrevista concedida à Mundo Cristão. Para acessar o conteúdo no YouTube, clique no hiperlink a seguir ou ao final da leitura. 

Corrida da Fé # Entrevista

Mark Carpenter, presidente da Mundo Cristão, inicia o bate-papo com Trillia Newbell, relembrando um insight da autora: “o bom corredor é perseverante”.

O que a motivou a escrever o livro: Ajudar pessoas a prosseguir na jornada com Cristo; explorar as Escrituras para encontrar princípios sobre o que é necessário para perseverar até o fim e encorajar os leitores a fazer isso.

O objetivo da maratona cristã: Glorificar a Deus. Assim como numa maratona, a vida de fé é cheia de sofrimentos, dores, e tentações. Por isso, podemos chegar na reta final muito cansados. Da mesma forma que um corredor precisa de suprimentos para alcançar a linha de chegada, precisamos de uma vida de oração, leitura da Bíblia, partilha com uma comunidade de fé e comunhão com o Espírito para chegarmos até o fim.   

A fonte de nossa motivação: O Senhor que ressuscitou! Ele é nosso motivo perfeito, mesmo que estejamos confusos. O Senhor é a fonte de nossas motivações, ele nos capacita a terminar a corrida. Não precisamos nos apoiar em legalismos para ganhar o favor de Deus, mas, sim, perseverar, animados pela fé e pela graça.

A recompensa:  Encontrar o Senhor face a face! As promessas da Palavra de Deus devem ser nossa inspiração. Algumas dessas promessas podem ser lidas em Hebreus 11 e 12.

Disciplinas cristãs: Leitura da Bíblia; Oração; Descanso (físico e espiritual) — descansar no Senhor é colocar nossas ansiedades sobre ele —; Silêncio.

Como encarar os fracassos? Devemos encará-los como algo que pode acontecer durante o trajeto e lembrar que […] “se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9, NVT). Deus é misericordioso o suficiente para nos perdoar. Outro ponto importante: nossa caminhada não pode ser isolada, mas, sim, em comunidade, com o auxílio de outros irmãos.

Polarização política e divisão dentro da igreja: Para Trillia, os pensamentos divergentes não deveriam nos dividir. Ao citar Efésios 2, salienta que o muro de separação foi derrubado. Devemos deixar as armas de lado e pedir a Deus ajuda para caminhar nessa realidade.

Fé e obras: Devemos ser proativos para alcançar sonhos e objetivos e lembrar que “a fé sem obras é morta”, pois as obras são a evidência de nosso coração transformado. 

Diversidade racial e étnica na editoração evangélica americana: Para Trillia, é preciso haver mais estímulo para a publicação de mais livros sobre desigualdade e racismo, mas também para que autores negros e de outras etnias escrevam sobre temas gerais e para públicos amplos.

Experiência pessoal: Trillia comenta que já sofreu muito com a questão do racismo e que uma das coisas que aprendeu foi reconhecer seu valor, sua identidade em Deus. Isso a ajuda a prosseguir e a encontrar paz. “Ame a justiça, ame a misericórdia e ande com humildade diante do Senhor”, conclui.

Gostou do resumo? Na entrevista há muito mais!

Assista à live no YouTube

Quer comprar o livro? Clique no link a seguir:

Corrida da Fé: Encontre em Deus graça e força para perseverar

Leia também:

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!