Skip to content Skip to footer

Novo livro de Davi Lago analisa o amor cristão em suas dimensões ética, filosófica e espiritual

Com refinada pesquisa e profundidade bíblica, “Ame o seu próximo” traz um chamado urgente para a igreja e a sociedade do século 21

“Cada um ame o seu próximo como a si mesmo.” Não é sem razão que o versículo de Levítico 19.18 é o texto do Antigo Testamento mais citado no Novo. Em dois mil anos de história, o amor tem levado cristãos a superar barreiras em prol do bem comum.

Com alguma frequência, a Igreja é duramente criticada pelos seus e pela sociedade. Justas ou injustas, as menções pouco honrosas ao cristianismo não conseguem obscurecer a história de cristãos que, movidos pelo amor ao próximo, reverberam o exemplo do bom samaritano.

Davi Lago, autor de Formigas e Brasil polifônico, relata em Ame o seu próximo a iniciativa de cristãos que, inspirados por esse mandamento divino, cumpriram papel civilizatório para a humanidade, como a criação do método Braile e de organizações como Greenpeace, Anistia Internacional, Alcoólicos Anônimos e Cruz Vermelha.

Em um momento histórico marcado pela intolerância e pelo desamor, o autor resgata a fundamentação bíblica que nos impulsiona em prol do outro: a ética radical de Jesus, mostrando-nos que o amor é um imperativo divino, e não mera sugestão do Criador.

Para isso, Davi parte da compreensão do conceito cristão de amar o próximo, tanto em sua dimensão prática como em sua dimensão intelectual. Não por acaso, o amor é tema incontornável na obra dos maiores pensadores cristãos, como Agostinho, Pascal e Kierkegaard, e de não cristãos, como Voltaire, Nietzsche e Bertrand Russell.

No entanto, além de sua irresistível força prática e filosófica, o mandamento do amor ao próximo tem, para os cristãos, uma dimensão espiritual. Por essa razão, é necessário compreender o tema a partir do exame rigoroso dos textos bíblicos em conexão com a vida eclesial e seus desdobramentos históricos. É com isso em mente que Davi expõe uma sequência de ensinos, princípios e verdades práticas, examinando o sentido e a potência do mandamento cristão de amar o próximo nas dimensões ética, filosófica e espiritual.

“Quando estudamos a ética radical de Jesus, orientada pelo amor a Deus e ao próximo, percebemos que os exemplos negativos, de ódio ao próximo, atestam um comportamento pseudocristão, anticristão, próprio de quem age como um anticristo. Jesus foi muito claro ao afirmar o critério para reconhecer seus legítimos discípulos: “Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos” (Jo 13.35)”, afirma o autor.

Profundo, Ame o seu próximo alerta, instrui e convoca os cristãos para uma vida genuinamente pautada pela Palavra de Deus. Escrito com responsabilidade pastoral e com uma refinada pesquisa, sem deixar de ser fácil de ler, o livro traz uma série de referências bíblicas e históricas que tornam a obra uma prolífica fonte para o estudo, inclusive para a preparação de sermões ou reflexões em grupo.  

A novidade está à venda nas livrarias, na loja virtual da MC e nas principais plataformas on-line.

Outros livros de Davi Lago lançados pela MC:

Brasil polifônico

Formigas: Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!