Skip to content Skip to footer

O que você fará no Carnaval?

Passeio, descanso, atividade ministerial? As opções são muitas… o importante é manter a comunhão com Deus e fazer tudo para a glória dele!

O Carnaval está aí… quatro dias dedicados à folia que se espalha por todo o solo brasileiro. A festança, importante marco da cultura nacional, é reconhecida internacionalmente em função da alegria que apregoa, das fantasias vultuosas, da bebedice desregrada e da pretensa liberdade que parece tomar conta de determinados blocos carnavalescos.

Infelizmente, essa mistura de farra, álcool e irresponsabilidade lota as estatísticas, ano após ano, com um sem fim de casos de acidentes graves e com o aumento da proliferação de doenças sexualmente transmissíveis — uma realidade preocupante.

Talvez seja por esses motivos que cristãos não enxergam na festa de carnaval o ambiente propício para encontrar descontração e edificação pessoal.

É nesses dias de descanso proporcionados pelo feriadão que muitos preferem o silêncio dos retiros ou das atividades mais voltadas à introspecção e estudo dos preceitos da Bíblia, para voltar-se ao próprio interior e dedicar-se à oração: acampamentos, encontros temáticos, congressos diversos e programações especiais fazem parte da grande gama de opções para quem deseja aliar diversão com crescimento e comunhão com outros irmãos.

Há também os que aproveitam a oportunidade para iraos locais onde se faz necessário o anúncio do Evangelho e, em meio à agitação dos trios, blocos e alegorias pregam as boas-novas de salvação ao homem.

Já outros, com o intuito de passar mais tempo com a família ou dando vasão à simples necessidade de descansar, preferem ficar em casa, recuperando o fôlego e as energias para o dia a dia de trabalho. Seja no retiro, em campo ou em casa, o importante é fazer com que esses dias sejam significativos e uma oportunidade singular para desenvolver a vida cristã e a comunhão com Deus.

Aliás, o que você fará no Carnaval? Já pensou sobre isso?                 

Dedique-se por um instante para pensar em como investir esse período de folga! Pode ser justamente a avenida o solo fecundo para promover alguma ação de evangelismo. Por outro lado, é possível que seja necessário parar um pouco com o ritmo alucinante e dedicar tempo para um contato mais profundo e introspectivo com a Bíblia.

É capaz, também, que sua família precise de sua companhia, de um momento para relaxar e curtir sua presença, para isso a programação de um fim de semana divertido pode ser o início de um período de refrigério e comunhão familiar. O que você pode fazer?

Evangelismo e trabalhos ministeriais, meditação, reti­­ro e estudo da Palavra, descanso e tempo com a família… todas são atividades importantes e igualmente espirituais; todas são atividades edificantes e igualmente produtivas! Pense com carinho acerca da melhor forma de investir esse tempo, esforce-se para que ele renda positivamente e faça tudo para a glória de Deus.

Leia também:

É possível ser totalmente santo?

Ver Jesus muda tudo

Conheça:

Teologia da trincheira

A família que você sempre quis

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!