Skip to content Skip to footer

“Paulo x Tiago”, um estudo teológico, apologético e histórico sobre as aparentes contradições entre os apóstolos

Por meio de uma abordagem esclarecedora e repleta de princípios práticos de vida cristã, Chris Bruno (PhD) mostra como entender os ensinamentos de Paulo e Tiago sobre a temática da fé e das obras

Ao longo da história da igreja, cristãos têm debatido a aparente contradição entre Paulo e Tiago sobre a temática da fé e das obras, e sua relação com a questão da justificação. Seriam partidários de grupos opostos? Teriam visões e objetivos diferentes sobre a missão da igreja?

Em Paulo x Tiago: Como conciliar suas (aparentes) diferenças no debate sobre fé e obras, Chris Bruno, PhD pelo Wheaton College e professor assistente de Novo Testamento e Grego no Bethlehem College & Seminary, em Minneapolis, EUA, apresenta um estudo abrangente para o leitor que deseja identificar, interpretar e explicar pontos de aparente contradição no texto bíblico. O livro, além de ser uma excelente fonte de lições práticas da vida cristã, é um manual de apologética e um recurso para o estudo teológico.

O livro está dividido em três partes:

Na primeira parte, intitulada “A vida de Tiago e Paulo”, o leitor é conduzido por uma viagem histórica e biográfica, a fim de compreender a unidade de Tiago e Paulo em sua mensagem e missão.

Já na segunda parte, “As cartas de Tiago e Paulo”, Chris Bruno mantém o foco nos respectivos ensinamentos sobre justificação. Antes de chegar às epístolas, porém, o autor começa o roteiro de estudos pelo Antigo Testamento, porque tanto Tiago quanto Paulo construíram seu entendimento da justificação com base na história de Abraão e, principalmente, da proclamação da fé do patriarca em Gênesis 15.6.

Por fim, na última parte, “O legado de Tiago e Paulo”, Chris aplica essas verdades a nossa vida e a nossas igrejas, resume o que Tiago e Paulo nos ensinam sobre fé e obras e elucida aprendizados obtidos ao longo da história da igreja. Assim, a partir desse arcabouço histórico e teológico, Chris Bruno convida cada leitor a examinar como deve ensinar e pregar sobre fé e obras hoje em dia e a refletir sobre o que Tiago e Paulo podem nos dizer sobre algumas prementes questões pastorais que muitas vezes enfrentamos.

“Um mal-entendido sobre fé ou obras pode ter consequências trágicas. Interpretar indevidamente o ensino unificado do Novo Testamento sobre fé, obras e justificação minimizará a seriedade do pecado, a força transformadora do evangelho e a própria natureza de nossa esperança em Cristo. Essa não é uma questão menor”, afirma o autor.  

“Em sua grande sabedoria, Deus nos deu tanto as epístolas de Paulo quanto a epístola de Tiago. Se ignorarmos uma ou ambas, nossa perda será grande. Mas, ao aprendermos a ler essas cartas como parte do ensinamento glorioso e unificado sobre justificação, fé e obras, sairemos com uma confiança maior na unidade da revelação de Deus em toda a Bíblia, maior fé nas promessas de Deus e uma esperança mais profunda na obra transformadora do Espírito.

Chris Bruno, autor de Paulo x Tiago

Pastoral, instrutivo, edificante

Paulo x Tiago é livro indicado a todo leitor que deseja se aprofundar no estudo de um dos assuntos mais polêmicos do Novo Testamento. Pastoral, apresenta uma discussão atualíssima e não menos importante para balizar a ação da igreja hoje. Um convite para a unidade do Corpo em tempos de grande polarização.

“Saúdo a exploração bastante clara e absolutamente bíblica de Chris Bruno sobre esse tema. Ele define a questão em seu amplo contexto bíblico ao mesmo tempo que deixa clara sua relevância e importância para o cristão fiel dos dias atuais. Ainda mais importante: demonstra que uma leitura correta da Bíblia revela, em última análise, uma voz uníssona sobre esse tema — o que nos ajuda a manter o ‘Cristianismo Bíblico e Equilibrado’.”

Douglas J. Moo Professor de Novo Testamento da cátedra Kenneth T. Wessner

Paulo x Tiago: Como conciliar suas (aparentes) diferenças no debate sobre fé e obras está à venda nas livrarias e nas plataformas virtuais.

Conheça também:

O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica

Como pregar e ensinar com base no Antigo Testamento

Examinando as Escrituras

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!