Skip to content Skip to footer

Resiliência e fé para vencer

Leia nossa entrevista exclusiva com William Douglas e encoraje-se para ir mais longe!

Se você sente que já não tem forças para avançar e teme que o desânimo possa fazê-lo sucumbir diante das pressões e desafios do dia a dia, ler esta entrevista pode ajudá-lo!

Conversamos com William Douglas, juiz federal, professor universitário, mestre em Direito e escritor, conhecido por influenciar uma multidão de leitores a vencer obstáculos e a empregar seus melhores esforços para alcançar altos patamares de excelência.

Em bate-papo com a equipe MC, ele fala sobre a importância da resiliência, dá dicas preciosas para quem quer encarar o dia a dia com mais otimismo e precisa despertar a fé para superar os tempos difíceis. Um conteúdo edificante. Confira! 

Mundo Cristão: O que é resiliência? De que forma ela pode ser fortalecida?

William Douglas: Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar às mudanças ou de superar desafios diante das pressões que a vida nos impõe. Envolve aprender a lidar com o estresse e os problemas e, em especial, recuperar-se dos reveses e derrotas, voltando a buscar o que deseja. Isso envolve também aprender.

Por que é importante desenvolver essa habilidade? Quais diferenciais ela traz para a vida de um indivíduo?

A vida sempre vai trazer desafios, tanto os antigos que não superamos quanto novos. Quem não aprende a lidar com isso e a se refazer dos baques e pancadas terá dificuldade de progredir.

Qual é a diferença entre resiliência e obstinação? Como saber que é hora de mudar de rota e refazer a estratégia?

A pessoa resiliente, por exemplo, vê o ambiente organizacional mudando em função de alguma nova situação, percebe que ela mesma precisa mudar concomitantemente para não perder oportunidadese foca nisso. A pessoa obstinada, porém, teima em manter a situação do jeito que está, posicionando-se contra as mudanças, muitas vezes por birra ou por medo de quebrar paradigmas.

Porém, também quero ressaltar que há um outro tipo de pessoa obstinada: aquela que enxerga longe, que pensa nas mudanças quando ninguém ainda está pensando nelas, e luta para que suas ideias sejam postas em prática. Em suma, pessoas obstinadas tanto podem impedir como podem ser criadoras de mudanças. Ser resiliente não quer dizer criar mudanças, mas sim se adaptar a elas. A obstinação é boa quando é sinônimo de perseverança e ruim quando equivale a mera teimosia.

O desânimo, muitas vezes, surge como um gigante que mina as forças e a criatividade, seja em âmbito profissional e pessoal. Como lidar com tais fases da vida e continuar avançando, apesar da angústia e da apatia causada por esse sentimento?

O primeiro passo é superar a angústia e a apatia! Entender que o desânimo é uma espécie de vírus que se instala e, se deixarmos, vai progredir. Existem soluções seculares e espirituais. As seculares envolvem maior treinamento, coaching, mentoriamento e até atividade física. Nas espirituais, o desenvolvimento de nossas habilidades depende da superação de desafios.

É importante saber que a aflição que enfrentamos tem, muitas vezes, um forte conteúdo didático. É preciso entender que, para nos treinar, Deus coloca obstáculos no meio do caminho que precisamos transpor. Veja o exemplo de José do Egito, que passou por muitas dificuldades antes de se tornar governador. Dificuldades que certamente colaboraram para que ele chegasse ao posto e se tornasse um excelente administrador.

De que forma resiliência e fé se misturam? Como a fé em Deus se torna um ingrediente primordial em meio aos desafios do cotidiano?

Pela fé, o resiliente entende que Deus é bom e, seja qual for a situação, Ele deseja o melhor para todos nós e não nos desampara. Como já foi dito, os problemas da vida muitas vezes podem ser oportunidades de crescimento, de treinamento, que Deus permite que aconteçam para que possamos aprender e nos tornarmos pessoas melhores.

Qual mensagem deixaria para quem sente que suas forças estão minadas e enfrenta grande dificuldade para prosseguir?

Não desista. Entenda que cada dificuldade superada aumenta sua força. Qualquer que seja o seu problema, você tem todas as condições para vencê-lo. Acreditar nisso é o primeiro passo. Acredite! E, a cada gigante que você vence, vai se tornando melhor e mais experiente, mais capaz de enfrentar o que vier pela frente. 

Leia também:

Você já traçou seus objetivos para a vida pessoal e carreira?

Conheça:

Formigas – Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra

O poder dos 10 mandamentos

As 25 leis bíblicas do sucesso

Sociedade com Deus

Deixe um comentário