Skip to content Skip to footer

Meu filho não quer mais ir à escola, o que eu faço?

Leia alguns conselhos de Cris Poli e saiba como agir diante da situação

Por Cris Poli em Atenção! Tem gente influenciando seus filhos

É importante que você se certifique de que não se trata simplesmente de manha ou birra da parte dele. Investigue o que se  passa, pode ser que algum colega esteja praticando bullying, ou que ele não esteja gostando de uma matéria ou do professor, algo contornável. Certas situações podem ser revertidas por meio de uma simples conversa e tomada de atitude perante o seu filho e os profissionais da escola.  

A criança deve frequentar uma escola de que goste e na qual se sinta feliz. Ela pode gostar mais de uma matéria do que de outra, relacionar-se melhor com um colega do que com outro, preferir um professor em relação a outro, mas esses são detalhes.

O fundamental é que a criança esteja à vontade e tenha gosto por aprender; a instituição na qual está matriculada precisa atender a essas necessidades, que fazem parte do desenvolvimento dela. Isso resultará em boas notas e numa melhor conduta.  

Existem casos em que a criança fica pulando de uma escola para outra. Isso pode acontecer por vários motivos; talvez os pais mudem de residência com regularidade por causa do trabalho, por exemplo, ou talvez tenha ocorrido alguma eventualidade familiar.

Mas, se essas mudanças frequentes estiverem estritamente relacionadas à performance da criança, os pais precisam investigar e descobrir qual é o problema. Redobre a sua atenção e aja rapidamente.  

Quando a criança não tem problemas com a escola ou com os colegas, a transferência para outra instituição de ensino é, em geral, triste, por causa dos vínculos emocionais de amizade com as outras crianças e com os professores.

Para lidar com isso, abrace seu filho, converse com ele e ajude-o a expor seus sentimentos. Entretenha-o em atividades que o ajudem a se distrair da tensão e que o mantenham animado para prosseguir.  

A criança pode continuar a manter contato com os colegas que fez na escola anterior. Nesse sentido, os pais têm um papel  a desempenhar, o de ajudar seu filho a preservar bons laços de afinidade e companheirismo e fazer o possível para que tais relacionamentos sejam mantidos fora da escola.

É possível marcar um passeio no shopping ou um lanche da tarde, por exemplo, de modo que haja uma ótima oportunidade para que eles se vejam e continuem a amizade. 

Ao longo de minha carreira como educadora, acumulei bastante experiência sobre o ambiente escolar. Comecei a trabalhar nesse meio muito nova, com 18 anos. Desde então, sempre estive vinculada à sala de aula, como professora, e também como mãe.

Além disso, fundei uma escola em parceria com outros educadores e pude enxergar o dia a dia a partir da perspectiva de um responsável por uma instituição de ensino. Com base nisso, ressalto algo que sempre menciono em minas palestras e nos diálogos com os pais: diante da busca pela melhor escola para o seu filho, não se concentre apenas na melhor escola da cidade, do estado ou do país, mas, sim, na que será a melhor escola para ele.

É fato que a escola influenciará a vida dos seus filhos. Então, que seja a melhor influência e que esteja de acordo com os princípios de sua família. É preciso que haja tranquilidade no coração dos pais para deixar nas mãos dos professores seu maior tesouro: o filho que Deus lhes confiou para formar, educar, orientar e moldar.  

Gostou do artigo?

Ele é um trecho do livro Atenção! Tem gente influenciado seus filhos, de Cris Poli, a famosa Supernanny. No livro, Cris oferece ajuda oportuna aos pais que desejam lidar adequadamente com as interferências negativas na criação dos pequenos, as quais podem ser causadas por agentes muito presentes no dia a dia das crianças – avós, parentes, pai ou mãe separados, escola, moda, sociedade, televisão, entre outros. 

Conheça outros livros de Cris Poli pela Mundo Cristão:

S.O.S dos pais – 500 dicas para educar sem enlouquecer;

Pais admiráveis educam pelo exemplo

Pais responsáveis educam juntos

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!