Skip to content Skip to footer

Setembro Amarelo: juntos pelo combate ao suicídio!

Saiba mais sobre a mobilização e junte-se a esse movimento a favor da vida

Iniciado em 2015, o Setembro Amarelo marca novamente o calendário de mobilizações no Brasil e convoca a sociedade a refletir sobre a importância do combate ao suicídio.

A iniciativa impulsionada mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) e iniciada no país pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) tem conquistado a aderência de pessoas e de instituições diversas que unem forças para lutar contra as aterradoras estatísticas do suicídio entre os brasileiros.

De acordo com dados divulgados pelo CVV,

32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio, uma média de 6 a 7 mortes por 100 mil habitantes. Embora o contingente seja menor que a média mundial — de 13 a 14 mortes por 100 mil pessoas, os índices têm crescido no Brasil, especialmente entre jovens de 15 a 25 anos. Os óbitos acontecem mais entre os homens, embora as mulheres tentem tirar a vida mais vezes.

As causas do suicídio podem ser muitas, desde dificuldades para lidar com algum problema ou sofrimento, até transtornos mentais como depressão, dependência química ou esquizofrenia.

No entanto,

seja qual for o transtorno e a sua gravidade, alerta o CVV, sempre haverá um momento crítico que pode ser superado. Por isso, buscar socorro é fundamental para quem sofre com pensamentos de autodestruição.

Muitas pessoas se fecham angustiadas em seus problemas e ficam com receio de conversar com alguém sobre o que lhes aflige a mente e o coração. É por essa razão que é preciso estar atento ao redor para verificar sinais de alerta e oferecer ajuda em tempo oportuno a quem está sofrendo.

A simples pergunta: “tem algo que eu possa fazer para ajudar você?”pode ser o primeiro passo para que haja uma abertura para o desabafo e para a cura.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para a oferta de ajuda voluntária ou profissional.

No Brasil, por exemplo, o CVV, atua há mais de 50 anos com uma equipe qualificada de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito.

A Mundo Cristão apoia o Setembro Amarelo.

Cremos que cada ser humano pode experimentar plenitude, paz, alegria e contentamento de uma vida marcada por propósito e significado. Cremos que cada pessoa é preciosa para Deus e que ele tem o poder de transformar toda e qualquer situação.

Se você está passando por um momento difícil, creia que existe esperança para você. Busque ajuda e opte sempre pela vida. Se você conhece alguém que está passando por um momento difícil, estenda a sua mão e faça a sua parte. Sua atitude pode ser o diferencial para um maravilhoso recomeço. 

Serviço:

O Centro de Valorização da Vida (CVV), é uma organização não governamental e sem vínculo religioso formada por voluntários devidamente capacitados que atendem ligações anônimas de pessoas que precisam desabafar e, em casos extremos, pensam em se matar.

O serviço é oferecido gratuitamente em todo o país pelo telefone 141, chat, e-mail, Skype, correspondência ou pessoalmente em um dos postos da instituição. Todo o atendimento é oferecido com sigilo e respeito. Para saber mais sobre o trabalho do CVV, clique aqui.

Leia também:

13 reasons why e a delicada questão do suicídio

Conheça:

O fim do sofrimento

Escolha a alegria

Perdão total

Confiança Inabalável

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!