Skip to content Skip to footer

Suicidar-se não é a saída. Escolha a vida!

Converse com alguém sobre o que o aflige e creia que o amanhã pode ser muito melhor

Se pensamentos de autodestruição rondam a sua mente e a angústia parece sufocar o seu coração, este texto foi escrito para você.

Às vezes, a vida parece muito difícil, lutas, decepções e dores tentam tirar o vigor, a alegria e a paz. É nesses momentos que temos de recordar que provações podem ser superadas e que problemas podem ser vencidos. Tais momentos, de fato, são oportunos para o nosso crescimento e para nos preparar para sonhos ainda maiores e melhores.

Grandes vitórias exigem duras batalhas,

e importantes conquistas são alcançadas com esforço e determinação. A tribulação nesse contexto é como o vento de força contrária que nos faz voar mais alto, embalados pela esperança de um futuro promissor.

Por isso, não se desanime e nem acredite que sua aflição é insuperável. Deus pode muni-lo com os mecanismos de que você precisa para vencê-la. Ele pode dar a você a força, a sabedoria, a resiliência e a coragem para enfrentar os gigantes que surgirem ou surgiram em seu caminho. Ele é maior que todo mal e está pronto para estender-lhe a mão.

Converse com alguém sobre a sua luta.

Não tenha vergonha nem receio de abrir o seu coração em busca de ajuda oportuna, pois você não é o único que já pensou em dar cabo da própria vida. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram em suicídio e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na maioria das vezes, no entanto, é possível evitar que esses pensamentos suicidas virem realidade.

A busca por ajuda pode acontecer por meio da conversa com um amigo ou familiar chegado, de consulta com um terapeuta ou profissional qualificado ou por meio do contato com serviços especializados, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização não governamental e sem vínculo religioso formada por voluntários devidamente capacitados que atendem ligações anônimas de pessoas que precisam desabafar e, em casos extremos, pensam em se matar (telefone 141). Lembre-se também de que Deus pode ouvi-lo por meio da oração e fortalecê-lo enquanto passa pelo processo de cura e restauração.

Mantenha seus olhos nas bênçãos que Deus concede a você dia a dia e nas promessas maravilhosas que ele lhe faz em sua Palavra. A Bíblia diz: “Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.

Então vocês experimentarão a paz de Deus,

que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7, NVT). Paz que excede todo o entendimento! Deus pode concedê-la a você. Acredite!

Tome a decisão de preservar a sua vida e busque ajuda. Essa luta não é o ponto final, mas sim algo que pode torná-lo ainda mais forte. Você é especial para Deus e ele está ao seu lado para ajudá-lo no que precisar.

Deus pode transformar toda e qualquer situação e colocar um sorriso em seus lábios. Opte pela vida e escreva passo a passo uma bela história de superação e vitória. 

Leia também:

Setembro Amarelo: Juntos pelo combate ao suicídio

Conheça:

O fim do sofrimento

Escolha a alegria

Perdão total

Confiança Inabalável

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!