Skip to content Skip to footer

Um clamor urgente para a atuação da igreja na cidade

Em comemoração aos trinta anos do Seminário Teológico Servo de Cristo, “Missão urbana”, livro organizado por Estevan Kirschner e Bernardo Cho, traz uma proposta bíblica, equilibrada e integrada sobre o papel da igreja nas metrópoles

O que o Corpo de Cristo tem a ver com a cidade? Como a comunidade de discípulos de Jesus pode ser relevante no contexto urbano no século 21? Quais são as oportunidades que a pluralidade cultural e religiosa das metrópoles coloca diante do povo de Deus hoje?

Com o intuito de responder a tais perguntas, a Editora Mundo Cristão reuniu alguns dos mais prestigiados nomes da teologia cristã no Brasil em um livro especial, Missão urbana: Servindo a Cristo na cidade , publicação que celebra os 30 anos de fundação do Seminário Servo de Cristo, localizado em São Paulo, um dos centros de formação teológica mais prestigiados do país.

Organizado pelos professores titulares Estevan Kirschner e Bernardo Cho, o livro encapsula a razão de ser do Seminário Servo de Cristo: proclamar e comunicar as boas-novas de Jesus Cristo num mundo que carece de direção; ensinar, equipar e orientar os cristãos para que possam atuar de maneira relevante no contexto em que vivem.

O conteúdo da obra se divide em onze capítulos que percorrem todo o conjunto de disciplinas necessárias para uma apresentação bíblica, equilibrada e integrada acerca da ação da igreja no contexto urbano, transitando pelos principais assuntos que desafiam a comunidade cristã nos grandes centros, geralmente marcados por desigualdade, maldade, solidão, estresse e pecado.

Por meio de temas que variam entre comunicação, espiritualidade, oração, ética, escatologia e questões pastorais importantes, como dilemas da juventude e o custo da vocação para a liderança e o pastorado na igreja, Missão urbana traz uma proposta multidisciplinar, abrangendo enfoques específicos que vão desde a exegese e a teologia bíblica até a teologia sistemática e a teologia prática.

Autores e temas

Missão urbana está dividido em áreas temáticas, cada qual com artigos escritos por um autor convidado. Confira, a seguir, um resumo de cada capítulo da publicação: 

A área de Bíblia (exegese e teologia bíblica) assume mais diretamente os três primeiros capítulos. O capítulo 1 (Da Babilônia à Nova Jerusalém) traz uma abordagem panorâmica sobre a cidade nas Escrituras, sob a marca da história da salvação, desdobrada do início ao fim na narrativa bíblica (Estevan F. Kirschner). O capítulo 2 (Cidadãos do reino de Cristo) apresenta um olhar cuidadoso quanto à identidade da igreja sob a perspectiva decisiva do reino, a partir de reflexões em Atos 16 e Filipenses (Bernardo Cho). E o capítulo 3 (Pregação, ensino e missão na cidade) aponta o impulso determinante da nova criação em Cristo, na qual Deus mesmo vem ao encontro do ser humano pela Palavra (viva, em Cristo, e escrita, nas Escrituras), e é nessa Verdade que a própria igreja é moldada pelo ensino e pela pregação (Marcos de Almeida).

A área de comunicação/interação da igreja com a sociedade à sua volta está representada por dois capítulos. O capítulo 4 (Igrejas urbanas contemporâneas) trabalha as marcas de qualidade (fé, amor e esperança) que definem o sucesso segundo o Novo Testamento como critérios de avaliação para tudo o que se oferece hoje em termos de modelo e proposta de igreja na cidade (Sandro R. Baggio). O capítulo 5 (Interação entre a comunidade cristã e a sociedade) demonstra como a comunicação, “tarefa por excelência dos cristãos”, acontece na cidade, onde somos a primeira visualização da mensagem do evangelho (Israel Belo de Azevedo).

Espiritualidade, oração e ética são abordados nos três capítulos seguintes. O capítulo 6 (A ascensão de Cristo) identifica a subida aos céus de Cristo e seus desdobramentos (a partir de Cl 3.1-4) como uma chave para a percepção do aspecto oculto de seu senhorio e de suas implicações para o cristão na sociedade e na cidade (Ricardo Barbosa). O capítulo 7 (Oração na era tecnológica) identifica nos salmos um importante meio de interação com Deus, em que as “doenças da alma”, que são, muitas vezes, fruto da conflitante vida na cidade tecnológica, podem receber o devido tratamento divino (Luiz Fernando Arêas).

O capítulo 8 (A missão diante da maldade na cidade) discute, com base no livro de Jonas, possíveis rotas que a igreja pode percorrer como agente de Deus na cidade moderna, na qual a maldade está presente em todas as suas formas (Carlos A. Vailatti). Num capítulo à parte,o capítulo 9 (A escatologia paulina), a escatologia e a missão em Paulo se encontram num diálogo que enseja perguntas pertinentes no cenário missiológico contemporâneo. Uma delas seria se a tentativa de cumprir a Grande Comissão (Mt 28.18-20), visando acelerar a volta de Cristo, justificaria o uso de “ferramentas antropológicas e sociológicas”, e que aspectos essenciais e bíblicos estariam sendo abandonados no processo (Marcos Amado).

Os dois últimos capítulos tratam de questões pastorais importantes. O capítulo 10 (Desafios antigos da juventude) focaliza os desafios constantes do trabalho com jovens e adolescentes, que infelizmente são vistos muito mais como problema do que oportunidade para a igreja na cidade (Ana Lúcia Bedicks).

O capítulo 11 (Dilemas do pastorado na cidade) reflete sobre o custo pessoal que significa a vocação para a liderança e o pastorado na igreja. Ao contrário do que muitas vezes se presume, nossa vocação ministerial não nasce de nossos pontos fortes, dons e talentos, mas “do encontro da graça de Deus com a minha mais profunda debilidade”. O desafio é o de “se deixar queimar” em benefício da obra a que Deus nos chama em Cristo (Ziel Machado).

Leitura ideal para o teólogo, o pastor, o líder e o cristão que deseja comunicar a sua fé!

Missão urbana é indicado a todo e qualquer leitor que busca entender com mais profundidade os contextos, dilemas e desafios que envolvem a atuação da igreja em meio a ambientes muitas vezes caóticos, violentos e altamente complexos. Um livro que desperta, conscientiza, inspira e incentiva o cristão a transmitir as boas-novas de Cristo de maneira ainda mais efetiva e responsável, impulsionando-o para ser sal e luz em meio ao concreto das cidades.

A novidade já está à venda nas livrarias de todo o Brasil, nas principais lojas virtuais e aqui no site da Mundo Cristão. •

Sobre o Seminário Servo de Cristo

Fundado em 1990 e localizado em São Paulo, o Seminário Teológico Servo de Cristo é fruto da visão compartilhada das igrejas chinesas, preocupadas com a formação de novos líderes.

Para cada curso de teologia que oferece, o Seminário Servo de Cristo leva em consideração a realidade urbana e multicultural e a necessidade de fortalecer o testemunho cristão na cidade. Isso permite que seja um espaço privilegiado de interação multicultural em sua proposta de formação teológica, pastoral e missionária.

O Seminário Servo de Cristo, por meio de seus programas de formação teológica, com sólida base bíblica, tem por objetivo equipar homens e mulheres de forma integral para o ministério da igreja. Seu projeto pedagógico procura responder, de forma pertinente e oportuna, aos desafios que a realidade urbana apresenta para a Igreja de Jesus. Para saber mais sobre a instituição, clique aqui.

Conheça também:

Cartas à igreja

Convulsão protestante

Fé cidadã

Igrejas que transformam o Brasil

Teologia da trincheira

Uma fé pública

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!