Skip to content Skip to footer

Uma mensagem a quem está vivenciando lamento, luto e dor

A fé cristã não exclui a realidade de que o sofrimento faz parte da vida, mas nos dá esperança para enfrentá-la, ainda que em meio a dores

Você está triste? Hoje é um dia de lamento e angústia para você? Saiba que Deus está ao seu lado e conhece sua dor. Permita-se vivenciar este momento genuinamente, sem pressão para transmitir uma imagem de que está bem. Esqueça-se de concepções errôneas que apregoam um cristianismo maquiado e irreal, que exclui dificuldades, decepções, doenças, perdas e luto. 

O fato é que o sofrimento faz parte da experiência humana. Cristãos e não cristãos estão sujeitos a passar por situações de consternação e crise. Portanto, tome cuidado ao pensar que Deus “está pesando a mão sobre você”, que você ou um ente querido está sendo castigado por alguma falta. A realidade pode ser outra.

José, servo do Senhor, passou aflição. Jó, elogiado por Deus, também. Daniel, Jeremias, Paulo e os heróis da fé igualmente sofreram. E nosso Senhor Jesus Cristo, sem pecado, morreu por nós na cruz. E é ele que nos diz: “Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo” (Jo 16.33). A fé cristã não exclui a realidade de que o sofrimento faz parte da vida, mas nos dá esperança para enfrentá-la, ainda que em meio a dores lancinantes.

O justo jamais enfrenta um sofrimento sozinho

Pondere as palavras do salmista, quando afirma: “Conheces bem todas as minhas angústias; recolheste minhas lágrimas num jarro e em teu livro registraste cada uma delas” (Sl 56.8).

Deus que conhece minhas angústias…

recolhe minhas lágrimas…

registra cada gota de lágrima que cai de meus olhos.

É este Deus que está com você agora: seja num quarto de hospital ou diante de um túmulo, na noite fria, na tarde nebulosa, no desespero e no medo, na hora em que seu mundo desmorona e você se sente solitário em uma luta que não tem forças para batalhar. É nesse instante que você pode aceitar com confiança o convite do Salvador: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).

Inclina-te, Senhor, e ouve minha oração; responde-me, pois estou aflito e necessitado.

Protege-me, pois sou fiel a ti; salva-me, pois sou teu servo e em ti confio. Tu és meu Deus!

Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois clamo a ti sem parar.

Alegra-me, Senhor, pois a ti me entrego.

Ó Senhor, tu és tão bom, tão pronto a perdoar, tão cheio de amor por todos que te buscam.

Ouve minha oração, Senhor, e atende a meu clamor.

Em tempos de aflição, clamarei a ti, e tu me responderás.

Salmos 86.1-7, NVT

Descanse em Deus

Sim, o Senhor lhe dará descanso e lhe estenderá a mão, sustentando-o até a tempestade passar. Ele jamais o abandonará, mas estará ao seu lado nesta fase e em todos os dias de sua vida. Apegue-se às promessas da Palavra de Deus, clame pelo Consolador, obedeça à sua verdade, dê tempo ao tempo e acredite num amanhã melhor.

Prossiga com esperança, avive sua expectativa, lembre-se de que, ainda que a experiência humana inclua sofrimento, chegará o dia em que Deus enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois todas essas coisas terão passado para sempre (Ap 21.4).

Que Deus o abençoe com serenidade. Fique bem. Ele está aí, junto de você. 

Se você está passando por sofrimento, tristeza e luto, anote estas dicas de livros:

Philip Yancey

“Onde está Deus no sofrimento?”. Em A pergunta que não quer calar Philip Yancey aborda a difícil questão e mostra aos leitores um caminho pavimentado pela esperança e pela fé. Na obra, ele compartilha algumas das experiências obtidas por meio do contato com gente que passou pelas mais difíceis situações e oferece encorajamento num relato permeado de conselhos baseados na Palavra de Deus. Com total honestidade, ele ainda dá orientação para aqueles que querem ajudar quem está passando pela dor. Um livro que estimula à reflexão e à ação.

Como Deus transforma a tristeza em alegria

Luciano Subirá

Em Como Deus transforma a tristeza em alegria, Luciano Subirá, pastor, escritor e conferencista, revela as respostas divinas para as questões que nos confrontam quando deparamos com a dor e o sofrimento. Por meio de uma curiosa análise de textos-chave do Antigo e do Novo Testamento, Subirá conduz o leitor a uma jornada de descobrimentos, cujo objetivo é informar, fortalecer, dar esperança e trazer um novo vigor para a vida.

Companhia na crise

Philip Yancey

Escrito no contexto da pandemia da Covid-19 e para pessoas aflitas em meio a emergências pessoais e comunitárias, Companhia na crise revisita os escritos de John Donne (1573–1631), um dos maiores nomes da literatura universal, que passou por três ondas da Grande Peste, urgência sanitária que devastou a cidade de Londres em sua época. Na obra, Philip Yancey parafraseia os escritos desse eloquente autor, numa jornada de 30 reflexões que nos ajudam a atravessar momentos de aguda aflição e sofrimento.

Companhia na crise mostra a relevância da fé em contextos traumatizantes e oferece princípios de sabedoria e discernimento espiritual para que possamos enfrentar a vida como ela é, sem perder a esperança no amanhã.

Esperança & cura

Mark R. Norton

Esperança & cura descortina as verdades sobre o Deus que tudo pode, tudo vê, tudo realiza e que não deixou de ter o mundo em suas mãos onipotentes. Na obra, escrita por Mark R. Norton, o leitor é convidado a mergulhar em maravilhosas verdades extraídas das Escrituras, a fim de fortalecer a mente e o coração.

O fim do sofrimento

Maurício Zágari

No livro, estruturado em torno de trinta afirmações que pessoas em sofrimento costumam expressar, Maurício Zágari fala sobre o fim do sofrimento, não apenas no sentido de extinção do tempo de dor, mas também sobre o seu fim no sentido de finalidade e propósito e que pode ser usado por Deus para nos moldar e aperfeiçoar. Um bálsamo para fortalecimento e orientação de todos que estão atravessando momentos difíceis.

Leia também:

“O hematoma e a cura”, uma reflexão para quem está em luto

“Estresse pós-traumático”: O que é? Como tratar?

Versículos bíblicos para os momentos de ansiedade

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!