Skip to content Skip to footer

Alegria na simplicidade

Aguce os ouvidos e escute as lições preciosas que o Criador lhe ensina em meio às atividades mais corriqueiras

Lavar a louça, cuidar dos filhos, limpar as janelas de casa, sair todos os dias para trabalhar. A maioria dos seres humanos está envolvida em atividades corriqueiras que enchem o cotidiano e preenchem dias, meses e anos.

Nem todos estão dedicados a ações que lhes renderiam um Nobel da Paz ou algum reconhecimento internacional de grande envergadura, mas todos, igualmente, estão desempenhando algo importante e que faz a vida funcionar de forma mais fácil.

Muitos se sentem diminuídos ou desanimados

frente às demandas simples do dia a dia, talvez, pensem que deveriam estar fazendo algo mais notório do que enxaguar as roupas sujas ou varrer o chão de casa.

Pode ser que muitos se enxerguem apenas como um número na empresa em que trabalham e pensam que isso é tudo o que são: apenas um número. Mas a realidade é bem diferente!

É justamente na simplicidade de cada ação, que Deus fala ao nosso coração e nos capacita a fazer grandes coisas para o seu reino.

Lembre-se, porém, que o que é grande para Deus, pode não ser necessariamente grande para os homens.

Ele viu o pequeno Davi cuidando dos rebanhos de sua família e Pedro entre redes e barcos de pesca. Ele enxergou o zeloso e estudioso Paulo e Maria, uma jovem adolescente desposada de José, um carpinteiro.

Pessoas comuns que em meio aos seus afazeres ouviram o chamado do Criador. Pastorear, pescar, estudar…

É justamente entre uma atividade e outra, dessas corriqueiras, que Deus nos faz conhecer verdades eternas e nos molda de acordo com o caráter de Cristo;

na simplicidade e no anonimato ele nos ensina humildade e perseverança, resiliência e força para feitos maiores.

O problema é que muitos deixam a insatisfação tomar conta do coração e da mente, e já não dão espaço para ouvir o que o Espírito Santo lhes comunica no íntimo.

Levantar-se pela manhã pode ter um novo brilho quando enxergamos que tudo tem um propósito, um sentido, um efeito, e que é justamente nessa dinâmica muitas vezes previsível e repetitiva que o Senhor nos molda, ensina, corrige e capacita.

Aliás,

você já parou para pensar de que forma poderia aguçar seus ouvidos para ouvir o que Deus lhe fala em meio ao vai e vem de seus dias? De que forma poderia ficar sensível para perceber os propósitos do Senhor se cumprindo mesmo em meio às atividades aparentemente mais insignificantes?

Da próxima vez que estiver sentindo-se insatisfeito com o cotidiano, dedique um tempo para pensar a respeito.

Tente enxergar as entrelinhas. Retire delas lições preciosas para a sua vida e siga caminhando pela fé, atento ao chamado do Pai e certo de que todo momento é oportuno para render-lhe louvor com sua vida, seja lavando pratos, cuidando dos filhos, limpando as janelas de casa… ou saindo mais um dia para trabalhar!

Leia também:

Seja agradecido pelo que tem!

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!