Skip to content Skip to footer

Namoro na adolescência? Orientações aos pais

Gary Chapman, pastor, conselheiro e doutor em antropologia, dá conselhos aos pais acerca do amadurecimento das relações interpessoais na adolescência

A seguir, você lerá um trecho do livro As 5 linguagens do amor dos adolescentes, escrito por Gary Chapman, pastor, conselheiro e doutor em antropologia. 

Na obra, ele compartilha conhecimento adquirido em décadas de experiência no atendimento a famílias e oferece o caminho de sucesso para os pais que desejam aprender a suprir a necessidade que o adolescente tem de ser amado. 

Entre diversos temas importantes para quem tem filhos nessa faixa etária, As 5 linguagens do amor dos adolescentes apresenta maneiras eficazes de manter cheio o tanque emocional do adolescente e explica como descobrir a linguagem específica falada por cada jovem.



Na sequência, você confere um trecho em que Chapman trata da questão do namoro e do amadurecimento das relações interpessoais na adolescência. Ao final, você encontrará links de acesso a conteúdo adicional e à página de compra da obra em formato impresso ou digital. Boa leitura!  

Namoro

Por Gary Chapman em As 5 linguagens do amor dos adolescentes

Falar sobre namoro faz estremecer o coração de muitos pais. Alguns se lembram das próprias experiências de namoro e não querem que os filhos sigam pelo mesmo caminho. Concluem que se os filhos foram mantidos longe do sexo oposto até completarem 20 anos, talvez tenham maturidade suficiente para lidar com essa questão. 

Também existe muita confusão sobre o que significa, de fato, namorar. 

Se, por namoro, entendemos que um garoto e uma garota saem para comer um sanduíche e depois passam três horas no banco traseiro de um carro estimulando um ao outro sexualmente, precisamos avaliar se os adolescentes devem mesmo namorar. Mas se esse casal opta por ir à lanchonete e depois assistir a um jogo, ou ir ao cinema ou ao parque, então o namoro pode ser uma experiência positiva que contribuirá para a autoestima e para a capacidade deles de ter, no futuro, um relacionamento romântico maduro.

Não vou dizer com que idade seu filho ou sua filha deve começar a namorar. Steinberg adverte que meninas que começam a namorar no início da adolescência correm o risco de ser envolvidas por “um sentimento romântico e irreal” e, em geral, namoram garotos mais velhos que, “com frequência, acabam intimidando essas meninas psicológica e fisicamente”.

Depois de décadas aconselhando casais e famílias, tenho convicção de que o início da adolescência é o momento para desenvolver amizades com pessoas do mesmo sexo, evoluindo aos poucos para atividades que envolvam membros de ambos os sexos e, só mais adiante, relacionamentos pessoais com o sexo oposto. 

À medida que os adolescentes amadurecem, sentem-se mais à vontade com o sexo oposto, mais autoconfiantes e aptos a lidar com um namoro em potencial. Pular as etapas naturais desse processo de desenvolvimento social e emocional ao incentivar o namoro no começo da adolescência é um erro sério.

“Pular as etapas naturais desse processo de desenvolvimento social e emocional ao incentivar o namoro no começo da adolescência é um erro sério.”

Gary Chapman

Se concorda com minha opinião, a hora de começar a formar essa imagem na mente de seu filho é por volta dos 9 aos 11 anos. Desse modo, entrará na adolescência sem a pressão

de começar logo a namorar, mas com a expectativa de passar mais tempo com amigos do mesmo sexo, sob a supervisão de seus pais ou dos pais dos amigos. Também terá a expectativa de participar de atividades em grupo com membros do sexo oposto, mas sem a pressão de um envolvimento romântico, pois sabe que ainda não é o momento.

Obviamente, estou falando de um ideal, que não leva em conta as diferentes personalidades e inseguranças de cada adolescente, bem como pressões dos colegas e outros fatores que o impelem a procurar consolo emocional em relacionamentos românticos no início da adolescência. Esse é outro motivo pelo qual o amor emocional dos pais é tão importante para o filho no início da adolescência. 

Trata-se de algo particularmente verdadeiro em relação ao genitor do sexo oposto. Se a garota adolescente se sente amada pelo pai, é menos provável que procure o amor emocional de um garoto. O garoto adolescente que se sente amado pela mãe raramente procurará uma garota para satisfazer suas necessidades emocionais ou físicas.

Conheça:

Escolha a grandeza, um livro para rapazes entre 11 e 16 anos

Que regras podem promover um amadurecimento social saudável? 

Regra: amizades com adolescentes do mesmo sexo e da mesma idade serão incentivadas no início da adolescência. Mas, para que o adolescente passe a noite na casa de um amigo, é preciso que vocês o conheçam e tenham conversado com os pais dele. (Essa é uma forma de evitar amizades chegadas com alguém cujo estilo de vida possa ser prejudicial para seu adolescente.) Só será permitido dormir na casa de amigos quando os pais deles também estiverem em casa.

Consequências de quebrar a regra: não poderá dormir na casa de ninguém durante três meses, e não receberá mesada por uma semana. 

Regra: o adolescente pode participar de atividades que envolvam garotas e garotos, desde que haja um adulto supervisionando e os pais aprovem essas atividades. Os pais se reservam o direito de dizer não a qualquer atividade que, a seu ver, possa ser prejudicial para o bem-estar do adolescente. 

Consequências de quebrar a regra: não participar de nenhuma atividade de grupo durante um mês e não receber mesada por uma semana.

À medida que o adolescente ficar mais velho, terá cada vez mais oportunidades, atividades e possíveis relacionamentos competindo por sua atenção. Nesse momento, é fundamental que você e seu filho tenham definido regras e consequências, com bastante antecedência, a fim de zelar pelo bem-estar dele. 

Conheça:

Devocionais para meninas, orientação na medida certa para o coração adolescente

Embora hoje em dia as coisas sejam muito diferentes de gerações passadas, os adolescentes continuam a ter as mesmas necessidades, inseguranças e anseios que sempre tiveram.

Por favor, entenda que essas regras e consequências são apenas sugestões. Cada família precisa decidir o que lhe parece justo e plausível. Evidentemente, quanto antes essas regras e consequências forem definidas, maior probabilidade haverá de o adolescente entender que são justas e benéficas para ele.

Fonte: Chapman, Gary. As 5 linguagens do amor dos adolescentes: Como expressar um compromisso de amor a seu filho adolescente. 3ª edição. São Paulo: Mundo Cristão, 2018. Págs. 239 a 242.

Saiba mais! 

Clique aqui para ler a sinopse da obra e acessar a degustação gratuita das páginas iniciais. 

Quer adquirir o livro impresso, clique aqui.

Prefere e-book? Clique aqui.

Conheça também: 

Conquiste o coração de seu filho: Nove maneiras de construir uma relação saudável e duradoura

Transforme seu adolescente até sexta  


Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!