Skip to content Skip to footer

Quem é Francis Chan?

Conheça a vida e o ministério do evangelista, plantador de igrejas e autor de livros essenciais para a igreja cristã na atualidade

Francis Chan. Foto: churchleaders.com

Francis Chan é evangelista, professor, autor, fundador da Igreja Cornestone, na Califórnia (EUA), e dos Ministérios Crazy Love [Louco Amor], iniciativa cuja missão é equipar a igreja de Cristo para o trabalho de propagação do evangelho e a transformação de vidas. Atualmente, dedica-se a um movimento de plantação de igrejas. É casado com Lisa e pai de sete filhos. 

Francis tem uma história comovente. Sua mãe faleceu enquanto lhe dava à luz, em 31 de agosto de 1967. Aos nove anos, perdeu a madrasta; aos doze anos, o pai. Ele comenta que nunca teve uma conversa muito significativa com seu pai. Talvez, pelo fato de sua mãe ter morrido enquanto ele nascia, seu pai o visse como a causa da morte dela. Em decorrência do relacionamento conturbado e distante entre ambos, a ideia de ser desejado por um pai lhe era estranha.  

“Durante o período em que cresci, eu me sentia como se o meu pai não me quisesse. […] o único sinal de afeição do qual consigo me lembrar ocorreu quando eu tinha nove anos: ele me envolveu nos braços por aproximadamente noventa segundos enquanto estávamos a caminho do funeral de minha madrasta. Além disso, o único toque físico que eu sentia eram as surras que recebia quando desobedecia a meu pai ou o aborrecia.”

O impacto desse relacionamento afetou sua vida durante anos. Francis acha que, num primeiro momento, muitas daquelas emoções foram transferidas para o seu relacionamento com Deus. “Eu fazia o possível para não irritar Deus com meu pecado, ou aborrecê-lo com meus probleminhas. Não tinha nenhuma aspiração a ser desejado por Deus; só o fato de ele não me odiar ou magoar era suficiente para me deixar satisfeito”, partilha Chan em Louco Amor. 

Felizmente, seu relacionamento com Deus passou por uma grande mudança quando ele se tornou pai. Depois do nascimento de sua filha mais velha, começou a ver como estava errado seu raciocínio em relação a Deus. “Pela primeira vez, senti um gostinho do que acredito ser o sentimento de Deus por nós. Pensava em minha filha com frequência. Orava por ela enquanto dormia à noite. Mostrava o retrato dela a qualquer pessoa que quisesse ver. Queria dar o mundo inteiro para ela”. 

“Por causa dessa experiência, consegui entender que meu amor por meus filhos não é nada além de um débil reflexo do grande amor de Deus por mim e por todas as pessoas que ele criou. Sou apenas um pai terreno e pecador, e amo tanto meus filhos que chega a doer. Como eu seria capaz de não confiar em um Pai celestial e perfeito, que me ama infinitamente mais do que jamais conseguirei amar os meus filhos? ‘Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!’ (Mt 7.11).” 

“Sou apenas um pai terreno e pecador, e amo tanto meus filhos que chega a doer. Como eu seria capaz de não confiar em um Pai celestial e perfeito, que me ama infinitamente mais do que jamais conseguirei amar os meus filhos?”

Francis Chan em Louco Amor

Um ministério ousado e apaixonado

Em meados de 2010, Francis Chan renunciou ao cargo de pastor sênior da Cornerstone Community Church, em Simi Valley, Califórnia (EUA), vendeu sua casa e passou um ano viajando pelo sudeste da Ásia, visitando igrejas e interagindo com lideranças. De volta à Califórnia, ele e sua esposa, Lisa Chan, plantaram uma igreja em sua casa e nas casas de outras pessoas na região de São Francisco.  

Conforme entrevista publicada pela Christianity Today e reproduzida com autorização para os leitores MC, Francis não estava cansado do trabalho, tampouco teve alguma falha moral. Ele simplesmente se convenceu dos desafios que tinha ao dirigir um grande ministério de acordo com os valores bíblicos. Em seu livro Cartas à igreja, ele faz um chamado pastoral aos cristãos, para considerarem se seus valores e práticas são consistentes com as Escrituras e advêm do compromisso com a vida da igreja como Deus a projetou.

Aqui no Blogue MC:  Entrevista com Francis Chan

Francis e Lisa, parceiros de vida e ministério

Pais de sete filhos e líderes inspiradores, Francis e Lisa escreveram o livro Você e eu para sempre: O casamento à luz da eternidade. Nele, o casal mostra como a perspectiva da eternidade pode mudar o casamento para melhor. Diferente de outros livros do segmento, a obra não trabalha por meio de um esquema “faça ou não faça”, mas trafega em um nível mais profundo, abarcando reflexões que envolvem espiritualidade, propósito de vida e missão. 

Quando o casamento tem como enfoque a eternidade e é marcado pela profunda intimidade com o Senhor — sugerem os autores — os casais consequentemente desfrutam de plenitude, satisfação, propósito e alegria na vida conjugal.

Francis Chan e a esposa Lisa Chan. Foto: youandmeforever.org

“Muitas pessoas dizem que a gente deve se concentrar no casamento, que o casal deve focar um no outro. Mas descobrimos que a decisão de nos concentrar na missão de Deus tornou nosso casamento incrível. Ela nos fez ter uma experiência profunda com Jesus — e o que poderia ser melhor?”, escreve Francis. Para ler a resenha completa da obra, clique aqui. 

Clique aqui e adquira o livro Você e eu para sempre no formato impresso, digital ou em áudio. 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Autor best-seller

Francis Chan é autor de livros aplaudidos, entre eles as obras Apagando o inferno, O Deus esquecido e Louco Amor, este último ganhou o status de sucesso mundial e superou o marco de 2.2 milhões de exemplares vendidos. Cartas à igreja, lançado no Brasil em 2019, recebeu prêmio como livro do ano na categoria “Vida Cristã”, pela Christian Resources Together (CRT), entidade localizada no Reino Unido e que tem como objetivo dar suporte aos cristãos nos negócios e no ministério.

Pastor e escritor com notável sensibilidade, atento, prático, indagador e profundo, Chan cativa leitores de diferentes idades e estágios da caminhada cristã, sobretudo porque seus textos convidam eloquentemente cada pessoa a conhecer e deixar-se transbordar pelo amor do Pai. 

Conheça os livros de Francis Chan lançados pela MC:

Clique nas capas para ler as sinopses, degustar um trecho de cada obra e adquiri-las no formato de sua preferência: 

Leia também: 

Até que sejamos um, novo livro de Francis Chan, um convite a cessar os desentendimentos que afastam as pessoas da igreja e de Cristo

Cartas à igreja, recente sucesso de Francis Chan, recebe prêmio da Christian Resources Together (UK)

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter e receba informações sobre nossos lançamentos!